GRHMA

GRHMA
CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Acampamento de Inverno - rotinas de treino & exercícios de manutenção



Caríssimos,

Venho deixar-vos um "post" que mostra claramente a diferença entre o GRHMA e a maioria dos grupos do "ramo" da recriação histórica, no que toca à dedicação à causa e ao permanente esforço de aperfeiçoamento.

Na verdade, enquanto que a maioria dos grupos aproveita o período de inverno para descansar e remendar as meias, nós por cá aproveitamos para fazer exercícios e treinos de manutenção, para que na primavera, quando for tempo de voltar a entrar em combate, estarmos todos em forma!

Na primeira imagem podemos ver o nosso sargento Coelho a dar o exemplo e a fazer alguns exercícios de pernas (ou isso, ou está a dançar o Gangnam Style...).


Nesta imagem temos um dos recrutas novos do grupo, que mostra já estar bem enquadrado no espírito da "coisa", fazendo uns cansativos exercícios de braços.


Aqui podemos ver mais uma vez o nosso sargento Coelho em plenos exercícios de instrução às tropas, enquanto o soldado Paulo Russo faz guarda com o seu mosquete, não vá acontecer que as tropas francesas façam um ataque de surpresa.


"E depois põe-se aqui o pé e empurra-se, carago!"

Pois foi exatamente isto que o sargento Coelho disse ao nosso Cabo António, uma vez que este, apesar de ser da área da engenharia, por vezes tem alguma dificuldade em perceber a "mecânica" das coisas...

Pedro Casimiro


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Reconstituição Histórica Arroyomolinos (2)

 

Caríssimos,

Aqui fica a segunda "tranche" de imagens, relativas a este evento, onde podemos ver uma vez mais as tropas em movimentações no terreno.


Esta imagem, que mostra o "cone de fogo" da peça de artilharia, está particularmente interessante.


Aqui temos o local onde ficou a "casa" dos nossos soldados, que pelos vistos tiveram a possibilidade de tomar chuveiro à discrição.

Ah, as maravilhas da comunhão com a natureza!


Com tanta chuva, não havia fogueira que resistisse...


Aqui podemos ver ao longe a fina linha vermelha, caraterística da disposições táticas das tropas britânicas.


Como não podia deixar de ser, realizou-se o tradicional desfile das tropas pelas ruas da localidade.

Na imagem supra podemos ver o Pedro Henriques a exibir a sua nova casaca vermelha e o seu equipamento de oficial britânico - é só vaidade...


A nossa amiga Eugénia, como especialista na matéria, não deixa os seus créditos por mãos alheias, quando toca a usar roupa de época, apresentando sempre excelentes exemplares de vestuário.


Em Arroyomolinos existe uma grande recetividade em relação a este tipo de eventos por parte da população das redondezas, que participa ativamente na respetiva realização.

Para o ano há mais!

Pedro Casimiro



terça-feira, 13 de novembro de 2012

Reconstituição Histórica de Arroyomolinos - dias 2 a 4 de Novembro de 2012 (1)


Caríssimos, 
A vida continua e também continuam as expedições culturais do GRHMA e da ANP, em defesa do nosso património histórico-militar.

Desta vez venho deixar-vos algumas imagens relativa ao evento recentemente realizado na simpática localidade de Arroyomolinos, em Espanha. Estas fotos recentemente enviadas pelo nosso camarada Armindo (vide imagem supra) são na verdade muito interessantes e trazem um certo "gostinho" de época.


Aqui podemos ver, uma vez mais, uma peça de artilharia do RA nº 4 em acção!

A presença e o troar das peças de artilharia é uma garantia de sucesso em qualquer evento.


O assalto ao quadrado!

Aqui podemos ver uma unidade de infantaria em formação de quadrado, que originalmente era utilizada para resistir às investidas das formações de cavalaria adversárias.

Brevemente vou colocar aqui mais algumas fotos relativas a este evento, mas desta vez a cores.

Pedro Casimiro