GRHMA

GRHMA
CLIQUE NA IMAGEM

quarta-feira, 27 de março de 2013

Escola do Soldado - Almeida/Freineda, dias 15 e 16 de março de 2013 (1)


Caríssimos,
Conforme estava previsto, realizou-se na aldeia de Freineda, no passado dia 16 de março, uma pequena cerimónia evocativa alusiva à Guerra Peninsular. 
Este evento teve lugar na praça da aldeia, junto ao edifício que serviu de aquartelamento ao general Wellington por diversas ocasiões, e onde também se encontra um monumento evocativo alusivo a este grande personagem da história portuguesa e mundial.


O dia apresentou-se muito cinzento e chuvoso e tivemos muitas dúvidas acerca da possibilidade de podermos realizar qualquer demonstração, mas no final a organização lá conseguiu arranjar uma aberta no tempo durante alguns minutos, de molde a possibilitar a execução de algumas manobras.


Aqui temos a peça de artilharia em "manobras", junto à esquadra de infantaria.



Aqui temos as tropas num momento de descontração, em que aproveitam para ensarilhar as armas e dar "duas de letra".


Como sucede todos os anos, este evento conta com a presença de elementos do Clube Escape Livre, que se dedicam ao desporto motorizado e que não perdem a oportunidade de comparecer em Freineda nesta altura, não só para assistirem à nossa demonstração anual, como também (e se calhar, principalmente...), para provarem algumas iguarias raianas.

Pedro Casimiro



quarta-feira, 13 de março de 2013

Escola do Soldado - Edição de 2013 & Festa do Bucho (Freineda)


Está na hora de limpar os metais e olear os mosquetes!


Caríssimos,

O próximo fim de semana vai marcar o recomeço das atividades do GRHMA e da ANP, com a realização de mais uma edição da Escola do Soldado, a realizar na formosa Vila de Almeida, no próximo sábado, dia 16 de março.

Depois da inatividade que habitualmente marca o período de inverno, de certeza que todos os nossos soldados de infantaria e de artilharia estão ansiosos por marchar alguns quilómetros, bem cedo pela manhã, seguidos de algumas horas de rotinas de treino e de aulas para recordar procedimentos de segurança.

No final do dia vai realizar-se a assembleia geral anual do GRHMA, onde serão analisados e discutidos diversos temas relevantes para o grupo, conforme convocatória que já foi distribuída por todos os associados.




No domingo, dia 17 de março, está prevista a realização de um pequeno evento na simpática aldeia de Freineda, que todos os anos nos acolhe por esta altura e onde somos sempre muito bem recebidos por todos os habitantes.

Irá realizar-se um pequena cerimónia evocativa junto ao monumento a Wellington, existente em Freineda, a que se seguirá uma demonstração de algumas táticas de combate de infantaria, onde irão desde logo ser colocados em prática os ensinamentos recebidos na Escola do Soldado.

No final da manhã todos os soldados terão oportunidade de participar na "Festa do Bucho" e provar algumas das fantásticas especialidades beirãs que irão ser servidas ao almoço.

Pedro Casimiro





segunda-feira, 4 de março de 2013

Palma de Maiorca - Castelo de S. Carlos (janeiro de 2013)


Caríssimos, 

O que vale é que de vez em quando o nosso amigo Juan Alberti, de Palma de Maiorca, se lembra de nós e nos vai enviando umas imagens fantásticas para publicação aqui no nosso blog!

Desta vez o Juan envia-nos algumas imagens de um evento realizado no passado mês de janeiro, no maravilhoso castelo de S. Carlos, em Palma de Maiorca, que reuniu vários grupos ligados à reconstituição histórica, tais como a nossa já conhecida Division Mallorquina e os grupos Podenco Blanco e Tercio Nuevo de la Mar Oceana, que se dedicam à recriação histórica medieval e do séc. XVII, respetivamente.



Exibição de um combate medieval

~

Aqui temos o nosso amigo Juan armado com capa e espada, pronto para repelir quaisquer assaltos que os infiéis possam fazer às muralhas do castelo de S. Carlos!


E aqui está.

Bastam alguns minutos para trocar de fardas e já temos aqui novamente o Juan, desta vez armado com o seu mosquete e pronto para dar instrução aos recrutas do século XIX.


Como podem ver, os nossos amigos de Palma de Maiorca aproveitam todas as abertas para se dedicarem à sua atividade favorita e promover o gosto pela História junto de miúdos e graúdos!

Enhorabuena Juan!


Pedro Casimiro