GRHMA

GRHMA
CLIQUE NA IMAGEM

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Recriação Histórica da Batalha do Vimeiro - dias 27 e 28 de julho de 2013


Caríssimos,

Nos próximos dias 27 e 28 de julho irá ter lugar na formosa freguesia do Vimeiro, um evento inserido nas comemorações dos 205 anos da batalha do Vimeiro

Trata-se de uma iniciativa que se enquadra no considerável esforço que vem sendo desenvolvido por diversas entidades locais, públicas e privadas, no sentido da afirmação e preservação de um importante património histórico-militar, para o que vem contando com o apoio e colaboração, designadamente, da Associação Napoleónica Portuguesa e do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida.

Encontra-se em vias de formação um núcleo operacional de recriadores históricos nesta localidade, que já tiveram a oportunidade de participar na Escola do Soldado, realizada este ano em Almeida.

Trata-se de um evento a não perder, pois para além do interesse cultural inerente, as gentes da localidade do Vimeiro são sempre muito simpáticas e dispensam um acolhimento muito especial aos visitantes!

Pedro Casimiro


sábado, 13 de julho de 2013

IX Reconstituição Histórica do Cerco de Almeida - dias 30 de agosto a 1 de setembro de 2013



Caríssimos,

Aproxima-se a passos largos o maior evento de reconstituição histórica relativo ao período das Invasões Francesas em Portugal: a IX Reconstituição Histórica do Cerco de Almeida!

Este ano o evento terá lugar entre os dias 30 de agosto e 1 de setembro e contará, como habitualmente, com a presença de centenas de recriadores históricos nacionais e de toda a Europa, que irão trazer um colorido muito especial à Vila de Almeida, por aqueles dias.

A maior parte dos participantes irá ficar instalada no acampamento histórico, situado nas muralhas da fortaleza, vivenciando todas as condições dos soldados do séc. XIX e permitindo um contato muito próximo com o público assistente.

Na mesma altura irão ser realizadas várias iniciativas muito interessantes, tais como a feira oitocentista, que tornaram este evento imperdível!

Alma até Almeida!

Pedro Casimiro

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Bicentenário da Batalha de Vitória - 2


Caríssimos,

Venho deixar-vos um excelente VIDEO onde podem visualizar um dos interessantes combates ocorridos durante este evento, bem como recordar que no sitio do facebook do GRHMA existem disponíveis muitas mais imagens relativas a este evento.

Pedro Casimiro

terça-feira, 2 de julho de 2013

Bicentenário da Batalha de Vitória - dias 22 e 23 de junho de 2013


Caríssimos,

Uma vez mais, os nossos bravos soldados participaram numa expedição histórico-militar por terras estrangeiras, trazendo glória às cores nacionais!

Desta vez as nossas tropas participaram na comemoração do bicentenário da grande batalha de Vitória (ocorrida no dia 21 de junho de 1813), que determinou a expulsão definitiva do exército imperial francês da Península Ibérica, configurada como uma vitória decisiva do exército aliado, composto por tropas portuguesas, inglesas e espanholas.


Como sempre, as nossas tropas desprezaram os modernos meios de transporte disponíveis e preferiram fazer a viagem para Espanha a pé, através de montes e vales...


Com algumas aldeias à mistura...


E, claro está, as tropas tiveram de aproveitar alguns momentos para fazer uma pausa - de preferência perto de uma boa taberna...


Aqui podemos ver o local do acampamento histórico, com um fantástico tapete de verdura.

Quiçá este ano vamos conseguir alugar um tapete de verdura igual, para o nosso evento de Almeida... 


As tropas no acampamento histórico, em traje de "passeio".


Aqui podemos ver o nosso amigo Armindo a pôr a mão de fora da tenda, para ver se estava a chover. 


O desfile das tropas e moldura humana assistente


Aqui temos o destacamento português, liderado pelo nosso Alferes Patena


O assalto à ponte!


A artilharia em ação.



Aqui podemos ver os nossos artilheiros a colocar as suas peças de artilharia num local estratégico e a perguntar: 

Quantos são? Quantos são? 

Até os comêmos, carago!


E claro, depois de tanto "comerem", os nossos artilheiros ficaram todos de barriga cheia...


Aqui podemos ver o nosso soldado Zé Manel, a aproveitar o colo de uma estátua local...


O nosso amigo Belchior é sempre o único caçador que se apresenta ao serviço - esta malta do Batalhão de Caçadores é um bando de calaceiros...


Quem conseguir adivinhar o nome do soldado que está de costas na imagem terá direito a uma "mini".

Não deve ser difícil, basta analisar o acerto do corte de cabelo...


Pedro Casimiro