GRHMA

GRHMA
CLIQUE NA IMAGEM

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Comemoração da "Sorpresa de Arroyomolinos" - dias 26 e 27 de outubro de 2013



Caríssimos,

No final do corrente mês está prevista a realização de mais uma (longa) deslocação das nossas tropas a terras de Espanha, desta vez à simpática localidade de Arroyomolinos, com vista à realização de mais uma comemoração da memorável batalha ocorrida no dia 28 de outubro de 1811.

Os nosso amigos recriadores históricos de Arroyomolinos continuar a crescer em quantidade e em qualidade e será um prazer renovado podermos participar em mais um evento comemorativo da sua história.

Pedro Casimiro

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Comemoração da Batalha de Baylen (3)


Caríssimos,

Aqui fica o último conjunto de imagens relativas ao evento recentemente participado pelos bravos soldados do GRHMA. Na imagem supra podemos os soldados de artilharia a prepararem-se mentalmente para o combate, depois de verificado o estado de operacionalidade do seu equipamento.


Aqui podemos ver as tropas de infantaria a receberem as instruções relacionadas com o plano operacional de combate, designadamente com vista a manterem as baionetas bem afiadas, pois eram esperados duros combates corpo-a-corpo....


A infantaria portuguesa em ação!


E aqui podemos ver o resultado dos tiros certeiros das nossas tropas...

Os interessados podem visualizar alguns videos interessantes deste evento AQUI e AQUI.


Pedro Casimiro


quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Comemoração da Batalha de Baylén (2)


Caríssimos,

Como habitual, nesta deslocação tivemos oportunidade de participar em duros combates, dos quais resultaram muitas baixas para ambas as partes, como podem ver na foto supra, mas que, felizmente, todas elas recuperam rapidamente (a tempo do almoço...).


O nosso amigo Paulo Amorim, que podemos ver à esquerda da imagem, esteve de serviço na artilharia.


O nosso lado teve de suportar inúmeros ataques de um inimigo numericamente superior, mas conseguiu resistir, graças à coragem inata do soldado português!
(que, por mero acaso, desta vez teve de combater do lado francês...coisas da vida...)


Aqueles fardos de palha escondiam um elemento essencial ao combate: garrafas de àgua fresquinha para as tropas.



O descanso dos guerreiros!

Aqui podemos ver os soldados António, Armindo, Miguel e Paulo a tentar recuperar as forças, depois dos duros combates por que passaram, e claro está, nada melhor para uma recuperação plena do que uma caña bem fresquinha.


Aqui podemos ver o nosso amigo Miguel Valente, com um lencinho na cabeça que lhe fica mesmo a matar...

Temos que ter algum cuidado com isto, não vá essa moda pegar pelos outros soldados.


Pedro Casimiro 

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Comemoração da Batalha de Baylén (dias 5 e 6 de outubro de 2013)




Caríssimos,

No passado fim de semana, mais uma vez as novas tropas levaram as cores nacionais numa expedição ao estrangeiros, mais precisamente à simpática localidade de Baylén, situada na Andaluzia espanhola, com vista à comemoração da mais um aniversário da célebre Batalha de Baylén.

Tratou-se de uma deslocação consideravelmente longa (cerca de 10 horas de viagem, para a malta do Porto...), mas que valeu a pena pelo acolhimento e amizade que foram dispensados pelos nossos camaradas e amigos espanhóis, que desde há longos anos são participantes assíduos no Cerco de Almeida.


Este foi o evento em que as tropas portuguesas ficaram melhor instaladas, pois a organização providenciou vários quartos, com todas as comodidades, num excelente hotel situado no centro da cidade!


Nesta imagem podemos ver o nosso camarada Morgado (tambor), integrado numa secção multinacional de música e bandeiras, na qual só raras vezes desafinou...

Brevemente haverá mais imagens!

Pedro Casimiro