terça-feira, 8 de julho de 2014

Comemoração da Batalha de Vitória - dias 28 e 29 de junho de 2014

(foto enviada por Diego Peña) 

Caríssimos,

Há alguns dias atrás participamos em mais um fantástico evento, organizado pelos nossos camaradas e amigos espanhóis, destinado a comemorar a importante Batalha de Vitória (ocorrida no dia 21 de junho de 1813), que marcou a retirada final do exército imperial francês da Peninsula Ibérica.

Na primeira imagem podemos ver o "cone" de fogo feito pelas nossas peças de artilharia, que pode chegar a atingir a temperatura de 1.600 graus centígrados - este é um dos motivos pelos quais dedicamos um especial cuidado e atenção e todos os aspetos associados a procedimentos de segurança, no âmbito da nossa atividade de reconstituição histórica.

Deixo aqui um agradecimento especial ao nosso amigo Diego Peña e a todos os elementos da organização deste evento, pelo trabalho desenvolvido e por todo o apoio e acompanhamento que deram às tropas portuguesas!



Ficamos igualmente muito agradecidos e reconhecidos, pelo facto de a organização ter reservado um espaço para a realização de uma singela e muito sentida cerimónia evocativa, relacionada com a recente partida do nosso companheiro Paulo Amorim.


Bem haja pelo vosso gesto!


Aqui podemos ver um dos efeitos práticos dos tiros da nossa peça de artilharia, no exército francês...


A infantaria portuguesa em ação!


Havendo uma pausa nos combates, a malta aproveita logo para posar para a fotografia - é só vaidade...


Aqui temos a esquadra de artilharia que marcou presença neste evento, acompanhada do Carlos, que é o nosso recruta mais recente, e que está a fazer o seu "estágio" precisamente na artilharia, conforme manda o Regulamento.




Como é habitual, colocamos sempre um canhão carregado com metralha à entrada do nosso acampamento, para fazer face a qualquer eventualidade...


E aqui podemos ver como é que as nossas tropas passam o tempo disponível, no acampamento.

Desta vez o nosso Sargento Guedes ofereceu às tropas um baralho de cartas próprio para míopes, que eu e o Palanca utilizamos para "ensinar" o Guto e o Ferrer a jogar à bisca...


Aqui podemos ver mais algumas tropas atentas, enquanto estava a ser descrito o plano da batalha e a estratégia que veio a revelar-se vencedora.


Nesta imagem podemos visualizar os nossos soldados a prepararem o equipamento para uma saída do acampamento.




Aqui podemos ver o nosso camarada e amigo Eng. Faria e Silva (Presidente da Associação Napoleónica Portuguesa), que celebrou o seu aniversário (acho que eram 21 anitos...) com os seus soldados.


Um pão-de-ló, uma boa garrafa de vinho do Porto e um grupo de bons amigos, é quanto basta para se fazer uma grande festa!


Aqui temos a D. Eugénia a marcar o ritmo, no decurso da canção dos "Parabéns a Você"!


Uma vez mais, se não fosse a D. Eugénia (a.k.a "mãezinha do GRHMA") não seria possível organizar esta agradável cerimónia, pois a ela se deve o bolo e o vinho do Porto.


E aqui temos o nosso Presidente a fazer um discurso às tropas... mais ou menos à força....


O desfile das tropas presentes foi encabeçado pelo contingente português, facto para nós representou uma distinção assinalável.


A marcha pelas ruas da bonita cidade de Vitória


A cerimónia evocativa, realizada junto ao monumento evocativo da Batalha de Vitória


Aqui temos o comandante do GRHMA, no decurso de uma missão secreta...


As tropas à conversa, junto ao acampamento.


A seguir à conversa segue-se a inspeção aos soldados, com a anotação das "faltas", na já famosa "shit list".

Aqui ficam uma vez mais sinceros agradecimentos a todos os nossos camaradas e amigos espanhóis que se dedicaram a organizar este fantástico evento, não só pela respetiva realização, como também pelo apoio, sempre presente, que dispensaram aos nossos soldados.

Só sugeria que para a próxima fizessem o possível para cair um bocadinho menos de chuva...


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário