Clique na Imagem

quinta-feira, 27 de março de 2014

Comemoração do Bicentenário da Batalha de Toulouse - França, dias 4, 5 e 6 de abril.




A França que nos aguarde!

Pois é meus caros, é preciso aviar as armas e as bagagens para mais uma longa deslocação, desta vez até à bela cidade de Toulouse, a fim de participarmos num dos derradeiros bicentenários comemorativos das chamadas Guerras Napoleónicas.

A batalha de Toulouse, ocorrida no dia 10 de abril de 1814, ficou marcada por mais uma brilhante vitória do exército luso-inglês, e antecedeu em apenas dois dias a abdicação do Imperador Napoleão (ocorrida no dia 12 desse mesmo mês) e o fim da guerra, levando muitos a questionar-se acerca do sentido para a ocorrência da própria batalha, cujas baixas, em ambos os exércitos, excederam os 8.000 homens.

Esta batalha foi também o culminar da invasão da França pelo exército aliado (português, inglês e espanhol), da chamada sexta coligação, ocorrida no início do ano de 1814, que serviu de fator decisivo na derrota final da França, que na mesma altura sofria uma invasão a norte por diversos exércitos, entre os quais se incluiam Prússianos, Austriacos, Russos, entre outros, num total de cerca de meio milhão de homens - mesmo assim, Napoleão conseguiu diversas vitórias sobre estes exércitos, tendo apenas ao seu dispor cerca de 70.000 homens...

A nossa deslocação a França, a expresso convite dos nossos camaradas e amigos franceses, servirá também para recordar os nossos avoengos que também estiveram presentes nesta batalha, ao serviço da bandeira nacional e em defesa da Pátria.

Oxalá não chova, uma vez que vamos ficar instalados no acampamento histórico!

Pedro Casimiro






segunda-feira, 17 de março de 2014

Campanha de Recrutamento!


Caríssimos,

Como sabem, no passado dia 15-3-2014 realizou-se a assembleia geral ordinária do Grupo de Reconstituição Histórica do Munícipio de Almeida, no âmbito da qual foram tomadas algumas decisões importantes para a atividade do nosso grupo, designadamente em termos de projetos futuros.

Um dos aspetos relevantes esteve relacionado com a eleição dos órgãos sociais da Associação, em que o Presidente da Direção continuará a ser o Sr. Prof. Batista Ribeiro (Presidente da Câmara Municipal de Almeida), e pela eleição do comandante operacional do Grupo, que continuará a ser este vosso amigo.

Em termos organizativos, perspetivam-se algumas alterações importantes a nível operacional, que irão passar pela nomeação de dois subcomandantes para a infantaria, e de um subcomandante para a artilharia. 

Na artilharia ficou desde logo indicado como subcomandante o nosso camarada Joaquim Guedes. Na infantaria ficou também indicado como subcomandante no nosso camarada Augusto Cabral, encontrando-se pendente a designação de outro subcomandante. Em relação à infantaria, irá também ser proposta uma reorganização das esquadras, com o propósito de conferir ainda maior operacionalidade ao grupo.

A assembleia geral decidiu também pela aprovação do Regulamento Interno do Grupo, nos termos previstos nos Estatutos do GRHMA, facto que também é importante, pois vai permitir uma cada vez melhor articulação a nível organizativo.

Outro aspeto relevante foi a disponibilidade demonstrada por todos os associados em apostar na permanente evolução e crescimento do Grupo, que irá refletir-se, pelo menos, em dois aspetos:

a) Por um lado, no começo dos preparativos para participação no Bicentenário da Batalha de Waterloo, que se irá realizar na Bélgica no mês de junho de 2015, e que se perspetiva como o MAIOR evento de reconstituição histórica alguma vez realizado na Europa. 
Embora, em termos históricos, nenhuma unidade portuguesa tenha sido participante nesta batalha, nós, enquanto recriadores históricos, não vamos deixar de dar voz de PRESENTE! neste evento, quanto mais não seja para termos uma história para contar aos nossos netos...

b) Por outro lado, numa previsível expansão do quadro operacional do Grupo, no âmbito da qual será admitida a  adesão de mais voluntários/as, provenientes não só do município de Almeida, como também de todo o país
Para esse efeito, serão disponibilizadas graciosamente as peças essenciais de equipamento histórico, indispensáveis a uma participação, disponibilização essa que, no entanto, ficará sujeita a um conjunto de condições, que serão oportunamente comunicadas a eventuais interessados.

Esta é uma oportunidade que todos aqueles que apreciam a História de Portugal devem aproveitar!

Por isso, 

JUNTA-TE A NÓS!

Oferecemos uma atividade cutural plena de emoções fortes e de aventuras, em Portugal e no estrangeiro!

(em troca, apenas pedimos algum sangue, suor e lágrimas...)


Alma até Almeida!


Pedro Casimiro

sexta-feira, 14 de março de 2014


Caríssimos,

Mais vale tarde do que nunca...

Venho anunciar a realização da assembleia geral do GRHMA, com realização prevista para amanhã, dia 15 de março, pelas 10.30 horas, embora, como é óbvio, já todos os associados foram notificados da respetiva realização, nos termos estatutariamente previstos.

Trata-se de uma assembleia importante para a atividade do grupo, tendo designadamente em conta, além do mais, a necessidade de projetar uma eventual participação no evento de Waterloo, previsto para o mês de junho de 2015, mas cujas inscrições já estão a decorrer.

No dia 16 de março, pela manhã, está também prevista a realização de uma demonstração na já habitual Festa do Bucho, que irá ter lugar na formosa aldeia de Freineda, local onde somos sempre muito bem recebidos por todos os simpáticos habitantes.

Até breve!

Pedro Casimiro