Clique na Imagem

terça-feira, 24 de junho de 2014

Casa do Concelho de Almeida - Convivio, dia 21 de junho de 2014


Caríssimos,

Venho deixar-vos aqui uma nota acerca do evento/convívio em que recentemente tivemos o privilégio de participar, realizado no passado dia 21 de junho e organizado sob a égide da Casa do Concelho de Almeida, situada em Lisboa, com a colaboração do Município de Almeida.

Trata-se de um evento anual que visa promover um convívio mais alargado entre os naturais do concelho de Almeida e que permite, além do mais, encurtar as distâncias e atenuar a saudade.



Como não podia deixar de ser, as nossas tropas também marcaram presença neste evento, mediante a realização de uma pequena demonstração de táticas de infantaria e de artilharia, para além de uma breve explicação que foi publicamente prestada acerca da atividade exercida pela nossa associação histórico-cultural.

Fica aqui um agradecimento à organização do evento e a todos os participantes, pelo apoio e pelo excelente acolhimento dispensado aos nossos soldados!

Pedro Casimiro


domingo, 8 de junho de 2014

X Reconstituição Histórica do Cerco de Almeida - dias 29, 30 e 31 de agosto de 2014


Caríssimos,

Aproxima-se o décimo aniversário do maior evento de reconstituição realizado anualmente em Portugal!

Continua a ser verdadeira a antiga expressão tempus fugit, pois já vai fazer uma década a esta parte em que cerca de uma dúzia de amadores, em todos os sentidos do termo, decidiu estudar e investigar a nossa História e, à sua custa, mandar fazer fardas e comprar réplicas de armas e de equipamentos, usados pelos soldados portugueses do início do século XIX, com vista a colaborar na realização de comemorações condignas do Bicentenário da Guerra Peninsular, em Portugal.

Como é habitual na "guerra", ao longo deste percurso houve algumas baixas a lamentar e muito fogo cruzado, que foi preciso evitar, mas ainda se encontram ativos e operacionais uma mão-cheia daqueles soldados originais, entre os quais se encontra um dos principais motivadores e inspiradores de todo este processo, o nosso camarada e amigo Eng. Faria e Silva, Presidente da Associação Napoleónica portuguesa.

O fantástico evento cultural promovido anualmente pelo Município de Almeida constitui um dos frutos mais duradouros deste trabalho, que conta, desde há vários, com o trabalho e colaboração da  generosa e acolhedora população do concelho de Almeida, de que o GRHMA é um dos resultados práticos, e que conta principalmente com o entusiasmo e o apoio incondicional dos vários executivos que, ao longo do anos, vêm dirigindo os destinos do Município.

Contamos, por isso, com a presença de todos os nossos camaradas e amigos neste evento, que irá ser especial também por outras razões, que de todos são conhecidas.

Alma até Almeida!

Pedro Casimiro