quinta-feira, 24 de julho de 2014

Namorada sofre!


Caríssimos,

Aqui fica um exemplo daquilo por que passam as companheiras de alguns recriadores históricos.

Ás vezes mais vale uma explicaçãozinha mais completa...


Pedro Casimiro




terça-feira, 8 de julho de 2014

Comemoração da Batalha de Vitória - dias 28 e 29 de junho de 2014

(foto enviada por Diego Peña) 

Caríssimos,

Há alguns dias atrás participamos em mais um fantástico evento, organizado pelos nossos camaradas e amigos espanhóis, destinado a comemorar a importante Batalha de Vitória (ocorrida no dia 21 de junho de 1813), que marcou a retirada final do exército imperial francês da Peninsula Ibérica.

Na primeira imagem podemos ver o "cone" de fogo feito pelas nossas peças de artilharia, que pode chegar a atingir a temperatura de 1.600 graus centígrados - este é um dos motivos pelos quais dedicamos um especial cuidado e atenção e todos os aspetos associados a procedimentos de segurança, no âmbito da nossa atividade de reconstituição histórica.

Deixo aqui um agradecimento especial ao nosso amigo Diego Peña e a todos os elementos da organização deste evento, pelo trabalho desenvolvido e por todo o apoio e acompanhamento que deram às tropas portuguesas!



Ficamos igualmente muito agradecidos e reconhecidos, pelo facto de a organização ter reservado um espaço para a realização de uma singela e muito sentida cerimónia evocativa, relacionada com a recente partida do nosso companheiro Paulo Amorim.


Bem haja pelo vosso gesto!


Aqui podemos ver um dos efeitos práticos dos tiros da nossa peça de artilharia, no exército francês...


A infantaria portuguesa em ação!


Havendo uma pausa nos combates, a malta aproveita logo para posar para a fotografia - é só vaidade...


Aqui temos a esquadra de artilharia que marcou presença neste evento, acompanhada do Carlos, que é o nosso recruta mais recente, e que está a fazer o seu "estágio" precisamente na artilharia, conforme manda o Regulamento.




Como é habitual, colocamos sempre um canhão carregado com metralha à entrada do nosso acampamento, para fazer face a qualquer eventualidade...


E aqui podemos ver como é que as nossas tropas passam o tempo disponível, no acampamento.

Desta vez o nosso Sargento Guedes ofereceu às tropas um baralho de cartas próprio para míopes, que eu e o Palanca utilizamos para "ensinar" o Guto e o Ferrer a jogar à bisca...


Aqui podemos ver mais algumas tropas atentas, enquanto estava a ser descrito o plano da batalha e a estratégia que veio a revelar-se vencedora.


Nesta imagem podemos visualizar os nossos soldados a prepararem o equipamento para uma saída do acampamento.




Aqui podemos ver o nosso camarada e amigo Eng. Faria e Silva (Presidente da Associação Napoleónica Portuguesa), que celebrou o seu aniversário (acho que eram 21 anitos...) com os seus soldados.


Um pão-de-ló, uma boa garrafa de vinho do Porto e um grupo de bons amigos, é quanto basta para se fazer uma grande festa!


Aqui temos a D. Eugénia a marcar o ritmo, no decurso da canção dos "Parabéns a Você"!


Uma vez mais, se não fosse a D. Eugénia (a.k.a "mãezinha do GRHMA") não seria possível organizar esta agradável cerimónia, pois a ela se deve o bolo e o vinho do Porto.


E aqui temos o nosso Presidente a fazer um discurso às tropas... mais ou menos à força....


O desfile das tropas presentes foi encabeçado pelo contingente português, facto para nós representou uma distinção assinalável.


A marcha pelas ruas da bonita cidade de Vitória


A cerimónia evocativa, realizada junto ao monumento evocativo da Batalha de Vitória


Aqui temos o comandante do GRHMA, no decurso de uma missão secreta...


As tropas à conversa, junto ao acampamento.


A seguir à conversa segue-se a inspeção aos soldados, com a anotação das "faltas", na já famosa "shit list".

Aqui ficam uma vez mais sinceros agradecimentos a todos os nossos camaradas e amigos espanhóis que se dedicaram a organizar este fantástico evento, não só pela respetiva realização, como também pelo apoio, sempre presente, que dispensaram aos nossos soldados.

Só sugeria que para a próxima fizessem o possível para cair um bocadinho menos de chuva...


Pedro Casimiro



sexta-feira, 4 de julho de 2014

Um Sonho com a História, na Vila de Almeida


Caríssimos,

Aqui fica um VIDEO com um trabalho interessante sobre o Concelho de Almeida, que contou com a colaboração dos nossos soldados.

Pedro Casimiro