Clique na Imagem

quarta-feira, 25 de março de 2015

Escola do Soldado - Almeida, dias 21 e 22 de março de 2015


Caríssimos(as),

Venho aqui deixar-vos algumas fotos e algumas linhas, relacionadas com um evento recentemente realizado, que ficou recheado de sucessos, na medida em que foram cumpridos todos os objetivos propostos, relacionados principalmente com a participação de um contingente português naquele que se adivinha ser um dos maiores eventos de recriação histórica jamais realizado: a comemoração do bicentenário da Batalha de Waterloo!

Foi a primeira vez que numa Escola de Soldado, realizada em Almeida, contamos com a presença de camaradas e amigos nossos da Associação Napoleónica Espanhola, bem como de 3 participantes holandeses.


Na imagem acima podemos ver o nosso porta-bandeiras, que abriu caminho para a passagem das tropas.


 A manhã e a tarde do dia de sábado foi dedicada a marchas e exercícios, com a colaboração no nosso futuro Comandante de Batalhão, em Waterloo, Sjak Draak, que, juntamente com o nosso amigo Bobby, vieram da Holanda para participar neste evento.



A artilharia também fez um bom uso do tempo disponível, para aquecer as peças...


Este evento contou também com a presença de novos camaradas de armas, do Grupo de Recriação Histórica do Vimeiro (GRHV), que estão a recriar o Regimento de Infantaria nº 19, a quem desejamos as maiores felicidades e manifestamos a nossa disponibilidade para a colaboração que necessitem.



Aqui podemos ver o nosso amigo holandês Eric/Bobby, que irá ser o Comandante da bateria de artilharia do contingente holando-belga, em Waterloo


Nem só de armas e combates vivem os soldados!


Aqui temos a preparação das "munições de boca", que são um elemento indispensável à vida militar...


Tivemos também algumas oportunidade para convívios e trocas de experiências, bem como para dar as boas vindas aos novos associados do GRHMA, compostos por elementos civis e militares.




No dia 22 de maio todos os participantes deslocaram-se à bela aldeia de Freineda, a fim de executar algumas manobras de combate com "fogo real", nas ruas da aldeia.


Este evento permitiu também lançar algumas raízes para uma evolução técnica e tática, quer ao nível da infantaria, quer ao nível da artilharia do GRHMA, graças também à contribuição do nosso amigo Sjak Draak.



No final da manhã foi feita uma singela, mas sentida, cerimónia de entrega de medalhas de mérito aos soldados do GRHMA, que constituem simultâneamente um reconhecimento e um agradecimento por todo o trabalho e dedicação dispensados, em regime de voluntariado, a favor desta atividade.


A salva final!

Quero deixar aqui, novamente, um agradecimento a todas as pessoas, que foram muitas, que dedicaram muito do seu tempo e do seu esforço a este evento, e que muito contribuíram para o respetivo sucesso.

Aos nossos camaradas e amigos espanhóis e holandeses dedico um forte abraço de amizade e um agradecimento pela presença neste evento

Não deixem de visitar o Facebook do GRHMA, para visualizarem mais fotos deste evento.

Até breve!


Pedro Casimiro