Clique na Imagem

domingo, 31 de maio de 2015

Render da Guarda - dia 30 de maio de 2015


Caríssimos(as),

No passado sábado, o último do mês, realizou-se uma vez mais a atividade do Render da Guardar, em Almeida, com a generosa participação dos nossos elementos. 



Uma vez mais, as muralhas e as portas de Almeida ganharam vida e animação, com a presença dos nossos valentes soldados.



Uma patrulha por artilheiros, nas Portas de S. Francisco



Segundo me comunicou a Paulinha, estavam de visita a Almeida, neste dia, alguns estrangeiros (ingleses e americanos) que entraram em contato com as nossas tropas e entre os quais se incluíam elementos que também tinham prevista uma participação no evento de Waterloo, para os dias 17-21 de junho próximo. 

Mais uma vez ficou provada a pertinência desta atividade do Render da Guarda, pois de outro modo não teria sido possível trocar contatos e marcar um encontro em Waterloo, com estes visitantes!


Aqui temos uma situação em que os nossos soldados tiveram de se impor e impedir a entrada em Almeida desta moto com side-car, de molde a evitar o perigo de um anacronismo histórico...


E depois do trabalho é preciso recuperar as forças!

Desta vez coube ao afamado Chef João Pina confecionar o almoço e brindar as tropas presentes com a sua já famosa feijoada de atum, enquanto a Paulinha brindou os nossos soldados com mais uma das suas especialidades de doçaria: baba de camelo.
 

A sede do GRHMA, situada no Quartel das Esquadras, continua a revelar-se um equipamento muito relevante para a atividade da nossa associação e serviu, mais uma vez, de local de encontro e de partilha de uma refeição, entre os nossos elementos.

Para além de servir de armazém para os mais diversos equipamentos relacionados com a atividade de recriação histórica, a nossa sede possui uma relevância assinalável como ponto de encontro e local de reunião, principalmente no decurso das recriações históricas realizadas em Almeida, mas não só, como temos vindo a constatar.

A criação e instalação desta sede (que foi inaugurada no dia 29 de julho de 2013) ficou a dever-se ao esforço, interesse e dedicação do Executivo do Município de Almeida, com a colaboração de alguns elementos do GRHMA, a quem é sempre devido o necessário reconhecimento e agradecimento.


Aqui podemos ver o Palanca, o Armindo e o Mário, a partilhar algumas munições de boca...


E, claro está, depois da festa temos o after-party, que consiste na limpeza do espaço e lavagem da loiça. 

 Desta vez, parece que a tarefa sobrou para o Palanca...

Alma até Almeida!


Pedro Casimiro




terça-feira, 26 de maio de 2015

Bicentenário da Batalha de Waterloo - dias 17 a 21 de junho de 2015


Caríssimos(as),

Começou a contagem decrescente da partida para Waterloo!

No próximo sábado e após a atividade "Render da Guarda", em Almeida, está prevista a realização de uma reunião de trabalho, com vista a ultimar preparativos importantes, relacionados com este evento.

Por este motivo, solicita-se a comparência dos nossos elementos na sede do GRHMA, principalmente dos elementos que irão deslocar-se à Bélgica para participar neste evento, para tomarem conhecimento de todos os pormenores relacionados com a viagem, designadamente aqueles que têm a ver com o carregamento de mochilas e equipamentos, nas carrinhas de transporte.

Pedro Casimiro

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Aniversário do falecimento do Dr. Paulo Amorim (17-5-2015)


Caríssimos(as),

Fez ontem um ano (dia 17 de maio de 2014) que todos nós tivemos conhecimento da trágica infelicidade que afetou o nosso companheiro, camarada e amigo, Dr. Paulo Amorim, traduzida no seu falecimento prematuro.

Apesar de já não podemos contar com a sua presença física entre nós, perdura a memória da alegria e da boa disposição que caraterizavam o nosso amigo Paulo, bem como o fruto do seu trabalho, relacionado com o projeto de recriação histórica vigente no concelho de Almeida, que continua cheio de vigor, também graças a ele.

Hoje, pelas 18.00 horas, irá realizar-se uma missa em memória deste nosso amigo, na igreja de Almeida, onde se pede a comparência de todos os nossos elementos, que para tal tenham disponibilidade.

Pedro Casimiro




terça-feira, 12 de maio de 2015

201.º Aniversário da Conquista do Forte e Vila de Laredo - dias 9 e 10 de maio de 2015 - 2



Caríssimos(as),

Venho trazer-vos mais um conjunto de imagens relativas a este interessante evento, que foi muito apreciado por todos os nossos elementos que nele participaram. Na imagem supra podemos ver o nosso Sargento Augusto a receber um diploma de reconhecimento pela participação do GRHMA neste evento, concedido pelo Município de Laredo

Fica aqui, desde já, um agradecimento muito especial aos nossos camaradas e amigos da Associação Napoleónica Espanhola, pelo convite que nos foi dirigido a fim de participarmos nesta comemoração, agradecimento esse que é extensivo a todos os elementos da excelente organização do evento, designadamente o Ayuntamiento de Laredo, pelo apoio e atenção que dispensaram às nossas tropas.





Mas as nossas tropas não foram a Laredo só passear!

No dia de sábado realizou-se um interessante combate numa das praias de Laredo (Puntal), destinado a recriar o desembarque e os combates que aí ocorreram, no mês de fevereiro do ano de 1814, destinados a desalojar deste ponto estratégico o exército francês.
Na imagem acima podemos ver a esquadra de infantaria portuguesa, posicionada num flanco estratégico da batalha, onde teve por função deter o avanço dos franceses.


A bandeira regimental do nosso Regimento de Infantaria nº 23 drapejou orgulhosa ao vento, no decurso de todo este evento... 


Aqui podemos ver uma tentativa, infrutífera, de assalto das tropas francesas, à posição defendida pelas nossas tropas. 

Porventura não sabem ainda os franceses que os soldados portugueses não podem ser derrotados???


Aspeto geral do areal onde decorreu esta batalha, realizada no dia de sábado (9-5-2015).


No dia de domingo (10-5-2015), o foco do evento transferiu-se para o Forte El Rastrillar, situado no cimo do monte Atalaya, em Laredo.

Nestas imagens podemos perceber que foi penosa a subida até ao cimo do monte...



E, claro está, a primeira coisa que as tropas fazem quando chegam é posar para a fotografia!

É só vaidade...


Este local possui umas vistas fantásticas!


Aqui podemos ver o Tó e a Paulinha, que foi recentemente nomeada uma das fotógrafas oficiais do GRHMA. 
Só falta mesmo é ela ter conhecimento deste facto...


Depois do passeio, voltam os combates!

Podemos ver aqui as nossas tropas no processo de carregar os seus mosquetes, para depois fazerem um fogo certeiro sobre os invasores franceses.


O nosso soldado Coelho resolveu abrigar-se sob a proteção da muralha do Forte, para fazer um fogo cerrado sobre os assaltantes!


Todavia, nem o fogo certeiro das nossas tropas impediu os franceses de chegarem ao combate corpo-a-corpo, apesar de, como é óbvio, terem saído derrotados deste combate.

Estes franceses nunca mais aprendem...


Esta recriação histórica também serviu para recordar o falecimento do jovem (28 anos) brigadeiro espanhol Diego del Barco, que faleceu em fevereiro de 1814 à frente das suas tropas e no decurso de um dos assaltos aos Fortes defendidos pelos franceses, em Laredo.

Bem haja aos nossos elementos, que se disponibilizaram a participar neste evento e a promover, uma vez mais, no estrangeiros as cores nacionais e a Vila de Almeida!

Para uma reportagem fotográfica mais extensa deste evento, não deixem de visitar o Facebook do GRHMA!


Pedro Casimiro




segunda-feira, 11 de maio de 2015

201.º Aniversário da Conquista do Forte e Vila de Laredo - dias 9 e 10 de maio de 2015


Caríssimos(as),

Este ano continua a prometer ser de muito trabalho!

E para prova deste facto, aqui temos mais uma deslocação feita pelos nossos elementos, desta vez a terras de Espanha e à bonita cidade de Laredo, situada na Cantábria.

Desta vez, apenas foram convocados para este trabalho os nossos soldados de infantaria, uma vez que a organização do evento não tinha possibilidade de disponibilizar pólvora em quantidade suficiente, para a participação de mais peças de artilharia.



Aqui podemos ver algumas imagens do acampamento histórico que foi montado no centro da cidade.


Uma panela ao fogo? Só espero que lá estivesse um rancho à nortenha a cozinhar! 

Eu sou doido por um bom rancho...



Onde chegam as tropas portuguesas, chega também a alegria e a boa disposição!

Aqui podemos ver o nosso soldado Coelho as mostrar os seus dotes de musicais, dirigindo os nossos soldados numa mexida e bem afinada canção tradicional portuguesa. 
No entanto, parece que o nosso soldado Armindo não estava a gostar muito da "música" que lhe estavam a dar, pois a certa altura até voltou às costas ao maestro (ainda devia estar aborrecido por não ter conseguido levar os canhões para o evento...).


Cansaço da viagem? Nem pensar!

A primeira coisa que as tropas fizeram quando chegaram foi logo fazer um aquecimento aos músculos, no campo da bola. E pelos vistos as equipas foram feitas entre caçadores e infantaria de linha. Cá para mim, a equipa dos caçadores deve-se ter visto um pouco "à rasca", pois levou apenas um elemento...


O nosso amigo António Ferrer exerceu as funções de árbitro...

Brevemente haverá mais fotos! (se a Paulinha as mandar...)



Pedro Casimiro


sexta-feira, 1 de maio de 2015

Feira Ibérica de Turismo - Guarda, dia 30 de abril de 2015


Caríssimos(as),

E nem só de combates vivem os soldados do GRHMA!

Para demonstrar esse facto, venho trazer-vos notícias de mais uma iniciativa que contou com a presença dos nossos associados (civis e militares), desta vez realizada na Feira Ibérica de Turismo, que neste momento está a decorrer na cidade da Guarda.

Conforme resulta da imagem supra, o stand organizado pelo Município de Almeida, com a colaboração do GRHMA, contou com a visita do Sr. Primeiro-Ministro, bem como de muitos outros visitantes que passaram por este evento, que sem dúvida ficaram agradados com o que viram.



Conforme já mencionei aqui por diversas vezes, o GRHMA possui também uma missão relevante em termos de divulgação e de promoção do concelho de Almeida, motivo pelo qual é importante uma participação neste tipo de iniciativas. 



Os nossos soldados também exerceram funções de Guarda de Honra, na receção aos ilustres visitantes deste evento.
O aprumo e o à-vontade revelado pelos nossos soldados resulta do facto de todos eles serem verdadeiros operacionais, com muitos anos de experiência a manusear armas e equipamento, em recriações históricas. 

É isto que distingue um recriador histórico, de um mero figurante.



Aqui temos os nossos elementos em formatura, a aguardar pela ordem de apresentar armas.

É com agrado que vejo que o nosso amigo Manera também esteve presente neste evento, pois já não o via há alguns meses nas nossas atividades! É sempre bom ter elementos bem-parecidos, para aparecerem nas fotografias...


Aqui podemos ver os nossos elementos a tentarem convencer a simpática senhora que vemos na imagem a aderir ao GRHMA...


Este diorama, à escala, da fortaleza de Almeida está interessante.



Este evento permitiu, como habitualmente, alguns momentos de convivio entre os nossos elementos e o público visitante, permitindo por essa via um contato direto com a nossa atividade, bem como uma troca mais alargada de experiências. 


Uma das trocas de experiência mais interessantes consiste na prova das especialidades regionais...



Uma selfie fica sempre bem, para fechar o evento...



Pedro Casimiro