quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Boas Festas e Bom Ano de 2016!

(Bandeira da Região Militar Centro, em 1810, com anagrama de D. João, Príncipe Regente)


Caríssimos(as),

Aqui ficam desejos de umas Boas Festas e de um excelente Ano de 2016, a todos os associados, amigos e simpatizantes do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, extensíveis às respetivas famílias, bem como a todos os nossos camaradas e amigos das várias associações, grupos e mais diversas entidades, publicas e privadas, nacionais e estrangeiras, com quem temos o especial prazer de colaborar e de partilhar o nosso gosto pela salvaguarda, promoção e divulgação da História de Portugal.

Alma até Almeida!


Pedro Casimiro




terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Assembleia-geral e Convívio de Natal do GRHMA (12-12-2015)


Caríssimos(as),

No passado sábado, dia 12-12-2015, realizou-se mais uma importante assembleia-geral do GRHMA, onde foram apreciadas e tratadas diversas questões relevantes para a atividade da nossa associação, designadamente em termos de balanço da atividade realizada em 2015 e na perspetiva das atividades previstas para o próximo ano de 2016.

Este ano de 2015 foi, na verdade, um ano de muito trabalho e pleno de sucessos, no âmbito da atividade do GRHMA, com o contributo e a colaboração, indispensável e sempre presente, da Câmara Municipal de Almeida.

Desde logo, foram bem sucedidos os dois eventos organizados diretamente pela nossa associação e pelo Município de Almeida, traduzidos na organização da Escola do Soldado, realizada no mês de março de 2015 e no Cerco de Almeida, realizado no passado mês de agosto.

Outro marco incontornável foi a participação do GRHMA no evento de Waterloo, realizado no mês de junho deste ano, na Bélgica, onde os recriadores históricos portugueses mais uma vez deixaram a sua marca, em termos de rigor histórico-cultural e de qualidade operacional.

Pelo meio, ficaram as múltiplas participações em diversos eventos em Portugal, Espanha e França, para além da organização mensal do Render da Guarda, nas Portas da Vila de Almeida e da participação em diversas iniciativas de promoção e divulgação do concelho de Almeida.

A nossa atividade só é possível graças à colaboração e à disponibilidade dos nossos elementos, civis e militares, num verdadeiro exercício de cidadania ativa e participativa.

Bem haja a todos!


E aqui podemos ver um aspeto geral da sala que acolheu os elementos do GRHMA, no decurso do nosso almoço-convívio de Natal, que se traduziu em mais uma oportunidade para "por a conversa em dia".


Aqui temos o Comandante do GRHMA e a Drª Paula, que ao invés de falarem sobre a qualidade dos aperitivos, se puseram a divagar acerca do modo de angariar tecido de qualidade para os fardamentos do GRHMA...


Já o nosso amigo Armindo tomou uma atitude mais apropriada à época, dedicando-se a promover o excelente bolo oferecido aos convivas presentes pela cozinheira.


Atitude esta que foi também adotada pelo nosso amigo Francisco Ferrer, vindo de Coimbra com o seu irmão António, para partilhar connosco um brinde à amizade. Pelos vistos esta foi a mesa dos manos, pois os irmãos Ferrer ficaram na mesma mesa que os irmãos Guedes.


E quando toca a brindar, vale tudo! Aqui temos a Paulinha a tentar convencer a malta a brindar com um bom martini rosso.


Já o Carlos passou logo das palavras aos atos, quando tocou a brindar, enquanto o Fernando, o José e o Morgado preferiram "posar" para a fotografia.


E aqui temos a mesa com as senhoras do "departamento" civil do GRHMA, em amena cavaqueira.


O Sr. Vice-presidente da Câmara Municipal de Almeida também fez o favor de se associar ao nosso convívio natalício.


E como não faltavam motivos para brindar, aqui temos o Comandante a usar mais uma "desculpa" para erguer o copo e fazer um brinde à saúde de todos os presentes.

Alma até Almeida!



Pedro Casimiro







segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Visita de Sua Excelência o Presidente da República à Vila de Almeida (11-12-2015) - Reportagem Fotográfica


Caríssimos(as),

Conforme previsto, realizou-se no passado dia 11-12-2015 a visita do Sr. Presidente da República à Vila de Almeida, visita essa que esteve integrada nas comemorações dos 20 Anos das Aldeias Históricas de Portugal, que é um dos mais importantes projetos de promoção e de dinamização de uma parte muito relevante do património nacional, do qual a Vila de Almeida é um dos expoentes máximos, designadamente na vertente da arquitetura histórico-militar.


Por todas estas razões e também porque recebeu um amável convite nesse sentido, proveniente do Executivo da Câmara Municipal de Almeida, o GRHMA não podia deixar estar presente neste evento e apresentar as suas armas a Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa.

Neste VIDEO, é possível visualizar parte da nossa intervenção. 

Tanto quanto foi possível perceber, a presença e a intervenção dos elementos do GRHMA nesta cerimónia foi do agrado de todos os presentes, designadamente do Sr. Presidente da República, marcando um contributo voluntário e desinteressado de cidadãos para a promoção e salvaguarda de uma vertente relevante do património histórico-cultural português.


Aqui podemos ver a placa comemorativa que foi descerrada no Picadeiro d'El Rey, situado na Vila de Almeida, que ficou a marcar para a posteridade esta visita.


Claro que, para que esta intervenção corresse na perfeição, não foi só chegar e equipar as tropas...


Muito pelo contrário, os nossos elementos chegaram bem cedo ao ponto de encontro e fizeram um extenso treino de armas e de movimentos, específico para os efeitos pretendidos.


Para além de terem feito um aquecimento específico, traduzido na realização de algumas MARCHAS pelas ruas de Almeida, até porque o tempo "fresco" era bastante convidativo para esse efeito...


E, como é evidente, para o sucesso desta intervenção foi indispensável a presença e apoio dos elementos civis do GRHMA, como é o caso da nossa fotógrafa oficial, a Paulinha, que não deixa de registar para a posteridade as nossas intervenções (recebendo uma "retribuição" proporcional em chocolates...).


Sendo que, por vezes os nossos soldados tendem a aproveitar-se da boa vontade destes nossos elementos civis, para deixar à respetiva guarda os respetivos mosquetes, quando se sentem demasiado cansados. 
Já não se fazem soldados como antigamente...



Aproveito uma vez mais para agradecer a todos os nossos elementos que se dispuseram a alterar os seus compromissos pessoais e profissionais, a fim de contribuírem, com a sua presença, para o sucesso deste evento.

Alma até Almeida!

Pedro Casimiro








sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Visita de Sua Excelência o Presidente de República Portuguesa à Vila de Almeida - dia 11-12-2015



Caríssimos(as),

No próximo dia 11 de dezembro, está prevista a realização de uma visita do Sr. Presidente da República Portuguesa à Vila de Almeida e o GRHMA foi convidado a estar presente na cerimónia de receção.

Contamos com a presença e participação de todos os elementos que para tal tenham disponibilidade.


Pedro Casimiro