terça-feira, 26 de abril de 2016

Wellington ad Portas - Recriação Histórica em Burgos (Espanha) - dias 10, 11 e 12 de junho de 2016


Caríssimos(as),

Aqui fica mais um anúncio relativo a outra recriação histórica, que irá contar com a presença do GRHMA  e da AMBV, a realizar na cidade de Burgos, em Espanha, entre os dias 10 e 12 de junho deste ano.

Este evento promete ser uma das maiores recriações históricas, em termos de número de participantes, que este ano irá ser realizada na Península Ibérica!

Um evento a não perder!

Pedro Casimiro




III Recriação Histórica da Batalha de Vitória (Espanha) - dias 27, 28 e 29 de maio de 2016



Caríssimos(as),

Nos próximos dias 27, 28 e 29 de maio está prevista a participação do GRHMA e da AMBV numa interessante recriação histórica, que irá ser realizada na cidade de Vitória, em Espanha.

Há já vários anos que não deixamos de marcar presença neste evento, onde somos sempre bem recebidos!

Pedro Casimiro





segunda-feira, 25 de abril de 2016

Comemoração do 25 de abril de 1974 - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

Graças à eficiência que carateriza a fotógrafa oficial do GRHMA, tenho a possibilidade de vos trazer, praticamente em tempo real, algumas imagens relativas à comemoração do 25 de abril de 1974, hoje realizada em Almeida.


Trata-se de um evento anual importante, que conta sempre com a presença dos soldados do GRHMA, destinado a marcar um evento relevante do passado recente de Portugal, a que o concelho de Almeida esteve também associado.


Após a sessão solene, realizada nos Paços do Concelho, seguiu-se uma cerimónia na Praça 25 de Abril, que se situa no acesso principal à Vila de Almeida (Portas de S. Francisco).


Este evento contou com uma presença maciça dos elementos do nosso "departamento civil", que pelos vistos, foram em número equivalente (senão superior...) ao dos valentes soldados do GRHMA presentes.


E, como podemos constatar através destas imagens, tem sido feito um esforço relevante na procura da qualidade e do rigor histórico, em termos de vestimentas de época, que está a conferir uma elegância e um carisma muito singular e especial às senhoras do nosso "departamento civil".

Parabéns!
  

Esta é mais uma aposta importante, em termos de qualidade e de vitalidade, no seio do GRHMA, uma vez mais com a relevante e indispensável colaboração do Município de Almeida, no sentido da criação de um verdadeiro e singular ambiente de época (início do séc. XIX) na Vila de Almeida, sem paralelo no território nacional.


E, claro está, este esforço pela elegância não passa despercebido aos nossos soldados, que, pelos vistos, também querem entrar na "competição"...

Foi o caso do nosso Sargento Joaquim Guedes, que se apresentou em Almeida a estrear o seu novíssimo uniforme de oficial das Milícias da Feira, com igualmente uma novíssima raposa no seu chapéu, que pelos vistos fez um sucesso imediato e assinalável em Almeida!


E, em matéria de chapéus, o nosso soldado caçador Rui Silva também não quis ficar atrás e pediu emprestado um "chapelinho" branco, para ver se combinava com o seu fardamento.

Cá para mim, o Rui não vai ficar muito bem colocado na "escala da elegância"...


Já o nosso amigo Paulo Rolim resolveu jogar pelo seguro e utilizar o seu tradicional bonnet de police neste evento, à cautela, para não arriscar ter de usar um chapéu semelhante ao usado pelo Rui...


A Paulinha e a Bia foram para chapéus mais tradicionais, uma vez que estes combinam sempre bem com uma ginginha à moda de Almeida.


Por seu lado, o Rafael aproveitou a oportunidade para exibir um novissímo e excelente par de talheres de época, para utilizar em ambiente de acampamento histórico.

 Olha lá Rafael, sabes que há mais quem precise desse tipo de talheres, certo?



Como sempre, os eventos participados pelo GRHMA terminam com um animado convívio!


Bem haja pela presença de todos os elementos do GRHMA, que se dispuseram a colaborar na realização deste evento.



Pedro Casimiro



sexta-feira, 22 de abril de 2016

Feira Ibérica de Turismo, Guarda, dias 5 a 8 de maio de 2016





Caríssimos(as),

Nos próximos dias 5 a 8 de maio de 2016 vai realizar-se a 3ª edição da Feira Ibérica de Turismo, no Parque Urbano do Rio Diz da cidade da Guarda, que irá contar com a participação do Município de Almeida.

Trata-se de um evento muito relevante, sob o ponto de vista da promoção, designadamente, dos concelhos do interior de Portugal, numa perspetiva do fomento do comércio, turismo e dos mais diversos recursos e sinergias, a nível local, regional e internacional.

Uma vez mais, o GRHMA mostrou total disponibilidade para se associar e este evento e colaborar com o Município de Almeida, na perspetiva da promoção e divulgação do património histórico-cultural do concelho de Almeida e de Portugal.

Segundo creio, no dia 5 de maio está prevista a presença neste evento de Sua Excelência o Primeiro Ministro de Portugal, Dr. António Costa, sendo previsível a convocação dos soldados do GRHMA para a organização de uma Guarda de Honra.

De igual modo, este evento poderá ser também muito relevante na vertente da promoção e da divulgação da atividade de recriação histórica a que o GRHMA se dedica, principalmente entre as gentes da Beira Alta, esperando que estas se mostrem disponíveis para "pegar em armas" e colaborar na defesa da História de Portugal!

Brevemente irá ser enviada a habitual convocatória para participação neste evento e organizada uma "escala de serviço", de molde a assegurar uma presença contínua de elementos do grupo, no decurso de todo o evento.

Contamos com uma presença maciça de todos os nossos elementos!

Pedro Casimiro






segunda-feira, 11 de abril de 2016

Inauguração da Exposição "Wellington e a Guerra Peninsular" - Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (dia 17-4-2016)

«


Caríssimos(as),

Venho dar conhecimento de uma interessante iniciativa cultural, a que os nossos camaradas da AMBV estão associados, que se traduz numa exposição que irá ser inaugurada no próximo dia 17 de abril, pelas 16h, no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro, situado na Lourinhã.

Esta exposição, que irá ter a duração de um ano, irá dar um particular ênfase ao papel desempenhado pelo General Sir Arthur Wellesley (mais conhecido por Duque de Wellington), que em 22 de abril de 1809 tomou posse como Comandante do exército luso-inglês e que contribuiu, de um modo decisivo, para a derrota dos exércitos franceses invasores da Península Ibérica, ocorrida no início do séc. XIX e para a própria derrotia final de Napoleão.

Esta exposição poderá ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 12.30h e entre as 14h e as 17.30h.

Uma iniciativa a não perder!


Pedro Casimiro




quinta-feira, 7 de abril de 2016

Comemoração do dia 25 de Abril de 1974



Caríssimos(as),

Como todos sabemos, no próximo dia 25 de abril irá realizar-se em Almeida uma cerimónia evocativa dos acontecimentos ocorridos no dia 25 de abril de 1974, para a qual o GRHMA foi convidado a participar e na qual marca presença já há vários anos.

Contamos com a presença nesta cerimónia de todos os elementos que para tal tenham disponibilidade, de conformidade com a convocatória que irá ser brevemente enviada para o efeito.


Pedro Casimiro