Clique na Imagem

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Assembleia geral do GRHMA e Almoço de Natal: dia 8 de dezembro de 2016 - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

No dia de ontem realizou-se a agendada assembleia geral extraordinária do GRHMA, que contou com a presença de um número muito significativo dos nossos elementos, o que constitui mais um sinónimo do interesse que existe na atividade desenvolvida pela nossa associação histórico-cultural.

Tivemos igualmente o prazer de contar com a presença do Sr. Vice-presidente da Câmara Municipal de Almeida José Alberto Almeida Morgado e do Sr. Vereador António José Monteiro Machado, reforçando a proximidade e a cumplicidade que existe entre o Município de Almeida e o GRHMA, decorrente da partilha de relevantes objetivos comuns, associados à promoção histórico-cultural e turística do concelho de Almeida.


Uma ordem de trabalhos preenchida e recheada de focos de interesse, foi uma garantia da atenção e da participação de todos elementos presentes na assembleia geral, obviamente fardados a rigor, como se espera de uma organização histórico-militar que se preza.


Sendo que, nos raríssimos casos em que algum elemento se distraiu com algum assunto estranho à ordem de trabalhos, foi feito um uso, parcimonioso e sensato, de um excelente instrumento acústico de moderação dos trabalhos e de chamada da atenção, denominado "O Gongo do GRHMA", que como todos podemos ver constitui um magnífico trabalho de modelação e de fundição em latão, feito pelo nosso sargento Joaquim Guedes.
 

Um dos assuntos tratados esteve relacionado com o projeto muito relevante para o GRHMA, que irá ser liderado pelos nossos amigos António Guedes e Joaquim Guedes, associado à construção de uma réplica de uma peça de artilharia de campanha inglesa de 6 libras, usada pelo Exército Português no decurso das Invasões Francesas, que irá ser dúvida constituir um exemplar único em toda a Peninsula Ibérica!

Está em causa um projeto abrangente com múltiplas dimensões, sendo uma das mais relevantes a componente pedagógica a museológica, que irá habilitar o concelho de Almeida com uma componente singular e única, associada ao desenvolvimento e uso da artilharia em Portugal, no início do século XIX.




E de molde a evitar uma eventual e sempre arriscada sobrecarga intelectual de todos os presentes, a meio da manha foi feito um intervalo para descompressão, em que os nossos elementos aproveitaram para beber o indispensável cafézinho, acompanhado de uma ginjinha de Almeida, para aquecer, uma vez que a temperatura exterior de cerca de 3 graus centígrados, não estava para brincadeiras.

Depois da assembleia realizada, todos os caminhos foram dar ao restaurante, onde estava prevista a realização do nosso almoço-convívio de Natal, que também contou com a presença do nosso sargento Carlos Alves, que neste caso foi acompanhado pela Paulinha e pelo Paulo.

Claro está que o nosso sargento Guedes aproveitou esta oportunidade para exibir uma vez mais (e com alguma vaidade...) o seu uniforme do Regimento de Milícias da Feira.

O nosso amigo Faria e Silva, que continua a ser o primeiro (e até ao momento único...) sócio honorário do GRHMA, também nos brindou com a sua presença nesta assembleia geral, juntamente com a sua lindíssima esposa, D. Manuela Gil.



Os nossos soldados António e Francisco Ferrer também fizeram um desvio de algumas centenas de quilómetros a fim de participarem neste evento, juntamente com o filho do nosso soldado Francisco Ferrer, que está alinhado para se tornar no mais jovem associado do GRHMA!


E foi em espírito de camaradagem e de partilha, apropriado à época, que terminou mais este encontro do GRHMA, cabendo por isso deixar aqui um enorme Bem Haja a todos quantos se dispuseram a participar ativamente no mesmo e no trabalho desenvolvido pela nossa associação.


Fotos: Paulinha e Carlos Marques.


Pedro Casimiro