Clique na Imagem

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

10ª Edição da Escola do Soldado: Almeida, dias 17, 18 e 19 de março de 2017

(autoria da imagem: Carlos Marques)


Caríssimos(as),

É verdade, foi no já longínquo ano de 2008 que se realizou a primeira edição deste nosso evento anual denominado por Escola do Soldado, destinado a preparar os mais diversos equipamentos e fardamentos para mais um ano de recriações históricas e dos mais variados eventos associados à divulgação do património histórico-cultural e histórico-militar de Almeida e de Portugal, por terras nacionais e estrangeiras!

Na edição deste ano da Escola do Soldado está prevista uma novidade relevante, associada ao desenvolvimento do projeto de criação de um destacamento do Regimento de Cavalaria nº 11, destinado a criar, pela primeira vez em Portugal e no âmbito da recriação histórica, um destacamento evocativo dos soldados de cavalaria (Regimento de Dragões) que combateram no Exército Português, no decurso das Invasões Francesas.

No domingo, dia 19 de março, iremos visitar uma vez mais a simpática aldeia raiana de Freineda, onde iremos rever bons amigos(as) e esperar que as casas da aldeia ainda estejam com com a consistência suficiente para resistir às ondas de choque das nossas peças de artilharia, pois está prevista a realização de diversos exercícios de combate urbano, nas ruas da aldeia.


Pedro Casimiro

 




quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Tourism Train Experiences: Vilar Formoso, dia 18 de fevereiro de 2017 - Reportagem fotográfica



Caríssimos(as),
No passado final de semana realizou-se, conforme previsto, o evento em Vilar Formoso inserido no projeto "Tourism Train Experiences", dirigido à apresentação de projetos turísticos associação à promoção do turismo militar e histórico, em especial em Almeida e Ciudad Rodrigo, com uma componente envolvendo o transporte ferroviário.


O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almeida, Prof. Baptista Ribeiro, presidiu à cerimónia de abertura do evento, dando calorosas boas-vindas a todos os participantes.


Este evento contou com a presença de várias dezenas de alunos e de docentes, provenientes das variadas instituições de ensino universitário associadas a este projeto. 


 


Á chegada, os participantes neste evento foram recebidos por uma delegação militar e civil do GRHMA, obviadamente devidamente trajados à época, que serviu de algum modo para também apresentar aos participantes alguns dos recriadores históricos que, regularmente, se dedicam à participação em eventos não só na vila de Almeida, como também em diversos locais de Portugal e do estrangeiro, associados à promoção da História de Portugal e do nosso património histórico-militar.




Os grupos de alunos, das diversas instituições de ensino envolvidas, apresentaram um total de 4 projetos interessantes, associados precisamente à promoção do turismo militar e histórico,  envolvendo principalmente o concelho de Almeida.


Aqui podemos ver os três membros do magnífico juri, que se dedicou a avaliar os vários projetos apresentados pelos alunos.
 



Ficam aqui calorosos agradecimentos aos generosos(as) e dedicados(as) elementos civis e militares do GRHMA, que se dispuseram a participar em mais este evento e cuja presença em muito contribuiu para abrilhantar o mesmo!


Pedro Casimiro





terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Recriação Histórica do 209.º Aniversário da Batalha do Vimeiro: dias 14, 15 e 16 de julho de 2017


Caríssimos(as),

Confirma-se a realização este ano de mais uma edição da recriação histórica da memorável batalha do Vimeiro, ocorrida no dia 21 de agosto de 1808, cuja organização está a cargo, designadamente, dos nossos camaradas da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro.

É portanto necessário reservar desde já esta data, para uma participação ativa neste evento, que sem dúvida irá ser memorável!


Pedro Casimiro






domingo, 19 de fevereiro de 2017

Falecimento de D. Esteban Fernandez, membro do grupo Associación Voluntários de la Victoria, localizado em Ferrol (Espanha)



Caríssimos(as),

Foi hoje conhecida a notícia do falecimento do nosso camarada e amigo D. Esteban Fernandez, membro da Associación Voluntarios de la Victoria.

D. Esteban, juntamente com os nossos amigos dos Voluntarios de la Victoria, foi um fiél e assíduo frequentador da recriação histórica anualmente realizada na vila de Almeida, praticamente desde o início da respetiva realização e era estimado por todos quantos o conheciam, tendo deixado muitos amigos em Almeida.

Ficam aqui sinceros pêsames pela perda sofrida, dirigidos a todos os seus familiares e amigos.


Pedro Casimiro





terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Workshop - "Faça você mesmo um chapéu de dama": Centro de Estudos de Arquitetura Militar de Almeida (CEAMA), Almeida


Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota relativa a uma interessantíssima iniciativa que irá ter lugar no Centro de Estudos de Arquitetura Militar (CEAMA), situado na Vila de Almeida, nos próximos dias 23 de fevereiro e 6 a 10 de março de 2017 (conforme programa anexo), relacionado com a reprodução de chapéus de dama de classe alta, usados no início do séc. XIX em eventos formais/informais, tendo por base iconografia de época e peças de museu.

Trata-se de uma oportunidade excelente para, em especial, as senhoras criarem e desenvolverem um acessório importante do vestuário feminino usado nesta época, que posteriormente pode ser usado nos mais variados eventos temáticos, realizados em Almeida e não só.

Não tenho dúvidas que os chapéus que vão resultar deste workshop irão servir para endeusar as senhoras que os vierem a usar e para deslumbrar todos os homens que tiverem a felicidade de as contemplarem!


Pedro Casimiro




quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Tourism Train Experiences: Vilar Formoso, dia 18 de fevereiro de 2017


Caríssimos(as),

No próximo dia 18 de fevereiro, por volta das 14.00 horas, irá realizar-se no pavilhão multiusos, em Vilar Formoso, um importante evento integrado no projeto de promoção turística da Beira Alta, na vertente do Turismo Militar e Histórico, enquanto vertente do chamado Turismo Cultural, desenvolvido sob a égide da Universidade Europeia, com a colaboração ativa de múltiplas entidades públicas e privadas.

Está prevista a realização de uma apresentação de projetos turísticos por alunos universitários, envolvendo Almeida e Ciudad Rodrigo, precisamente na perspetiva da promoção e do desenvolvimento do referido Turismo Militar e Histórico, que irão ser avaliados por alguns responsáveis locais.

O GRHMA também foi convidado e irá estar presente neste evento.

Mais informações acerca desta iniciativa podem ser encontradas AQUI.


Pedro Casimiro



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

9ª Edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural de Vilar Formoso: dias 3 a 5 de fevereiro de 2017 - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

O pavilhão multiusos de Vilar Formoso acabou por revelar-se pequeno, para receber a multidão de visitantes das mais diversas proveniências que, no passado final de semana, desejou assistir e participar em mais uma excelente edição da Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, organizada pelo Município de Almeida.




Esta foi mais uma oportunidade importante para promoção de produtos regionais e de divulgação do melhor que o nosso país, e em particular o concelho de Almeida, têm para oferecer, designadamente, em matéria de atividades cinegéticas, turismo cultural e de muitas outras ofertas únicas e de qualidade, cujo conhecimento e divulgação são essenciais no sentido da promoção e de um desenvolvimento sustentado do interior de Portugal.
 

Conforme estava previsto, os(as) generosos(as) e dedicados(as) voluntários(as) civis e militares do GRHMA marcaram presença neste evento, devidamente fardados e equipados, no intuito de demonstrar uma vez mais que no concelho de Almeida a atividade de promoção e de divulgação da nossa História e da nossa Cultura está viva e boa saúde!
 


Também como é habitual, os nossos elementos mais esbeltos e fotogénicos (como é normalmente o caso do nosso sargento Guedes e o nosso cabo Coelho) são sempre muito requisitados pelo público para tirar algumas fotografias e selfies, destinadas a marcar para a posteridade estes momentos únicos...
 

E, como também não podia deixar de ser, aqui temos a habitual e indispensável selfie da praxe, com a presença das nossas amigas Bia e Paulinha!

Bem, estas nossas amigas não devem ter tirado apenas uma selfie, mas antes e muito provavelmente devem ter tirado alguns milhares...o espaço do nosso blog é que seria pequeno para incluir todas as selfies tiradas pela Bia e pela Paulinha...



Os melhores exemplos de produtos da gastronomia local e regional também marcaram presença neste evento!

Como podemos ver na imagem supra, o nosso sargento Guto chamou para si o encargo e dificil tarefa de fazer a prova de todos e de cada um dos produtos regionais disponíveis, antes de permitir a distribuição dos mesmos pelos seus soldados, obviamente apenas para garantir que só os melhores produtos é que seriam distribuídos e consumidos pelos seus homens.

São sempre de louvar os sacrificios que os nossos sargentos fazem pelos seus soldados...


Fotos: Paulinha e Ana Paula.


Pedro Casimiro