quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

O Arquivo da Associação Napoleónica Portuguesa: a primeira edição do Cerco de Almeida (16 a 18 de setembro de 2005).


Carissimos(as),

O nosso amigo Faria e Silva andou a remexer e a tirar algum pó acumulado dos seus arquivos, tendo encontrado e enviado esta imagem, relativa à primeira deslocação dos elementos da Associação Napoleónica Portuguesa (ANP) à vila de Almeida.

Pois é, foi no já longínquo ano de 2004 que a ANP, em coordenação com o Município de Almeida, se prontificou a colaborar na defesa das muralhas da fortaleza de Almeida, dando os primeiros tiros e lançando os alicerces daquele que, atualmente, é o maior (e porventura o melhor...) evento histórico-cultural peninsular, alusivo às Invasões Francesas.

Não chegavam a uma dúzia, os soldados do, na altura, recentemente criado destacamento do Batalhão de Caçadores nº 6 (Companhia de Atiradores), que participaram neste evento, em articulação com um destacamento histórico-militar de infantaria de linha, do Regimento de Infantaria nº 16, que era integralmente composto por soldados do Exército Português

No ano seguinte (16 a 18 de setembro de 2005) realizou-se a primeira edição do Cerco de Almeida, enquanto evento de recriação histórica organizado de raiz, já com a presença e a participação de algumas dezenas de recriadores históricos, provenientes de Espanha, França e Reino Unido, para além dos elementos da ANP.


E aqui temos um dos mais elegantes e vistosos elementos do Batalhão de Caçadores nº 6!

Conforme referiu o nosso amigo Faria e Silva na sua mensagem, é pertinente recordar uma vez mais e registar para a posteridade, o nome daqueles soldados histórico-militares que estiveram presentes neste início, e que desbravaram o caminho para a evolução e para as "gerações" subsequentes:

- Faria e Silva
- Pedro Casimiro
- Sérgio Coelho
- José Patena
- João Lisboa
- Rui Ramos
- João Maia
- Pedro Henriques
- António Viana

Será também pertinente recordar que neste início, todos os elementos da ANP suportavam os custos inerentes à aquisição das suas armas, uniformes e de todo o equipamento necessário, bem como o custo de aquisição da pólvora. Suportavam também o pagamento de todas as despesas inerentes a alojamento e refeições, para participar em eventos realizados em Portugal e no estrangeiro, com o único e exclusivo propósito de terem uma participação ativa na promoção  deste  património histórico-cultural, que afinal é de todos nós, e que importa continuar a contribuir para a respetiva divulgação e preservação.


Pedro Casimiro



2 comentários:

  1. Caro Pedro,
    Uma rectificação, essas fotografias são do ano de 2004, foi, na realidade, a primeira recriação histórica em Almeida.
    Abraço,
    Faria e Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, a imagem é de facto de 2004. No entanto, a primeira edição do Cerco de Almeida, enquanto recriação histórica, teve lugar apenas no ano de 2005.
      Fiz algumas alterações ao texto, de modo a promover o "rigor histórico":-)
      Abraço
      Pedro Casimiro

      Eliminar