segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Cerimónia evocativa do Centenário da Grande Guerra, Almeida dia 23 de fevereiro de 2019 (reportagem fotográfica)

Caríssimos(as),

No passado sábado (23-2-2019) e conforme estava previsto, realizou-se em Almeida mais um interessante evento cultural, associado à evocação do Centenário da Primeira Guerra Mundial, (1914-1918), que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, bem como com a presença de um público atento, no qual se destacavam vários familiares de soldados naturais do concelho de Almeida, que perderam a vida neste conflito bélico.

 

Como já vem sendo hábito, o Museu Histórico-militar de Almeida apresentou uma interessantíssima exposição temática alusiva a este período histórico, refletindo a competência e a qualidade organizativa dos respetivos responsáveis.

Esta exposição ainda irá estar disponível ao público até ao dia 30 de março de 2019, sendo por isso de visita obrigatória!

 
 

Como não podia deixar de ser, o GRHMA marcou presença neste evento, no sentido de prestar as devidas honras histórico-militares em memória dos soldados que deram a sua vida em prol da nossa Pátria na singela, mas sentida, cerimónia que se realizou junto ao Monumento evocativo dos Combatentes da Grande Guerra.

Este é mais um sinal claro do compromisso assumido há décadas pelo Município de Almeida, no sentido da preservação, promoção e divulgação do património cultural de Almeida, designadamente em benefício das gerações mais jovens, principalmente com intuitos didáticos e pedagógicos, complementando de uma forma singular o papel que a esse nível vem sendo desempenhado pelo Ensino Público.


Nessa perspetiva, também participou nesta cerimónia uma delegação do Corpo Nacional de Escutas, onde foi dado um lugar de destaque precisamente aos mais jovens.


A presença neste evento do nosso amigo Sr. Major-General Aníbal Flambó, na qualidade de Diretor da Direção de História e Cultura Militar e em representação do Exército Português, traduziu-se em mais um sinal claro do compromisso existente ao nível da promoção e da divulgação do nosso património histórico-militar, mediante a adesão e participação em múltiplas iniciativas culturais semelhantes a esta, bem como da especial sensibilidade e do interesse do Sr. Major-General Aníbal Flambó nestas matérias.

 

O nosso destacamento de artilharia, do Regimento de Artilharia nº 4, não perdeu esta oportunidade para fazer mais algumas demonstrações das suas qualidades e capacidades operacionais!


Este evento marcou também a introdução de mais uma novidades no GRHMA, marcando uma vez mais o nosso papel pioneiro, no panorama da recriação histórica nacional alusiva ao período das Invasões Francesas: registou-se a estreia do nosso camarada Joni Pires (à esquerda na imagem) ao nível da realização de toques militares com instrumento de sopro!

Bem haja pela presença e colaboração neste evento deste nosso camarada, que para o efeito se deslocou com a sua simpática família deste Santa Maria da Feira até Almeida, sendo este mais um reflexo no sentido de que no GRHMA são valorizadas e apoiadas as pessoas que efetivamente desejam trabalhar de uma forma séria e empenhada, no sentido cumprimento da nossa missão de promoção cultural do concelho de Almeida e de preservação e divulgação da História de Portugal.

 

Este dia coincidiu com a realização da Missa de Sétimo Dia, pelo recente falecimento da nossa querida companheira e amiga Sandra Alverca, que se traduziu em mais uma oportunidade para todos nós demonstrarmos o nosso carinho e o nosso apoio à familia da Sandra, mediante a presença nesta celebração de todos os nossos elementos histórico-militares, com fardamento e equipamento completo.


Autoria das imagens: Armando Rui e Blog.



Pedro Casimiro



sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019

Evento: "O chapéu de Napoleão": dia 23-2-2019, no Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (Lourinhã)

Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota relativa a mais um interessante evento histórico-cultural, que desta vez se vai realizar no encantador concelho da Lourinhã, mais precisamente na histórica localidade do Vimeiro.

Trata-se de um evento com uma acentuada componente ludo-didática, eminentemente dirigido ao público mais jovem, a quem vai ser dada uma oportunidade para descobrir e aprender um pouco mais sobre a História de Portugal, numa vertente cultural que, por via de regra, não merece o interesse alargado dos manuais escolares.

Quando assim acontece, cabe à sociedade civil suprir eventuais omissões, sendo este mais um interessante contributo nesse sentido.

Será, portanto, mais um evento a não perder, com o selo de qualidade do Município da Lourinhã e do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro.


Pedro Casimiro





terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Evento: Comemoração do Centenário da Grande Guerra (Museu Histórico-militar de Almeida): dia 23 de fevereiro de 2019


Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota relativa a mais um relevante evento cultural que se vai realizar no Museu Histórico-militar de Almeida, evocativo da Primeira Guerra Mundial, também chamada de Grande Guerra, que no início do século XX assolou o continente Europeu e na qual Portugal foi um dos países intervenientes.

Para além de estar em causa um evento que vai realizar num excelente espaço cultural, associado à promoção de um relevante património local e nacional, o mesmo irá contar com a presença de conceituados oradores, entre os quais se inclui o nosso camarada, o Prof. Dr. Sérgio Veludo Coelho.

Como não podia deixar de ser, este evento irá também contar com a presença de um destacamento histórico-militar do GRHMA, demonstrando o continuado compromisso da nossa associação em colaborar com iniciativas associadas à promoção do património de Almeida, facto que também  reflete a dimensão única desta localidade, enquanto foco de convergência de múltiplas sinergias em termos histórico-culturais.

Trata-se, por isso, de um evento a não perder, com o selo de qualidade do Município de Almeida.


Pedro Casimiro




quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Falecimento de Sandra Alverca (14 de fevereiro de 2019)


Caríssimos(as),

Lamento informar que hoje ocorreu o falecimento da nossa querida companheira e amiga Sandra Alverca, por motivo de doença.

Aqui ficam sentidos pêsames, em meu nome pessoal e em nome do GRHMA, a todos os seus familiares, em especial ao seu marido e nosso camarada Mário Alverca, bem como à sua filha Diana e ao seu filho Alexandre, que em família e com a ajuda dos muitos amigos que têm, irão sem dúvida encontrar a força interior necessária para encarar e superar este momento difícil.

A partir do momento em que aderiu ao Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, a Sandra foi um elemento participativo, estando disponível para colaborar e ajudar nas mais diversas atividades realizadas, contribuindo desse modo, de uma forma ativa e generosa, para o projeto histórico-cultural corporizado pela nossa associação, em prol de Almeida.

Para além disso e principalmente, a nossa amiga Sandra sempre nos cativou a todos, através do seu sorriso e da sua graciosidade, que serão para sempre por nós recordados.


A realização do funeral está prevista para o dia de amanhã, pelas 17.00 horas, na Igreja Matriz de Almeida.


Pedro Casimiro




Escola do Soldado (Almeida e Freineda): dias 23 e 24 de março de 2019


Caríssimos(as),

Chegou a época de abertura das hostilidades!

Bem, talvez "hostilidades" não seja o termo totalmente adequado para caraterizar o início do período das recriações históricas em Portugal, porquanto apesar de circularem com armas, cavalos, peças de artilharia, e de manusearem explosivos (pólvora), os verdadeiros recriadores históricos têm por único e exclusivo objetivo contribuir para a divulgação da História de Portugal, colaborar na promoção e no desenvolvimento do património histórico-cultural das respetivas localidades de origem, bem como  promover o intercâmbio e a partilha de experiências culturais com recriadores históricos de todo o mundo.

E, tal como vem sucedendo há mais de uma década, é em Almeida que se situa o ponto de partida!

A nossa Escola do Soldado é já uma referência nacional, ao nível dos treinos e da preparação dos recriadores históricos portugueses do período da chamada Guerra Peninsular (início do séc. XIX).

Na verdade, não só é nesta localidade que, com a habitual e permanente colaboração do Município de Almeida, se concentram alguns dos mais experientes recriadores históricos nacionais, como também  é nesta localidade que existe a generosidade e a disponibilidade para, de uma forma desinteressada, partilhar conhecimentos técnicos e históricos com todos aqueles que, de uma forma séria e dedicada, pretendem participar neste esforço coletivo de promoção e de divulgação cultural desta vertente do nosso património histórico nacional.

                                         (quadro alusivo à Batalha de Grijó)

 
(Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova)

Um dos reflexos desta realidade pode ser encontrado no facto de que, na edição deste ano, estar prevista a presença em Almeida de delegações provenientes das localidades de Grijó (Vila Nova de Gaia) e de Condeixa-a-Nova, sob a égide das respetivas Junta de Freguesia e Câmara Municipal, associadas a projetos de desenvolvimento de iniciativas histórico-culturais relacionadas com este período histórico, em termos semelhantes ao que vem sendo desenvolvido, designadamente, pelo GRHMA.

Ambas as referidas localidades possuem um património histórico-cultural relevante, associado a este período da História de Portugal, e este tipo de projetos possui um potencial muito interessante, em termos de contributo para a promoção turística regional.

E sem dúvida que, naquilo que depender da disponibilidade do Município de Almeida e da generosidade dos elementos do GRHMA, será dado todo o apoio possível a este projetos, desde que exista o entusiasmo e a vontade necessária para avançar com os mesmos!


Pedro Casimiro




terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Filmagens para o Turismo Centro Portugal (2-2-2019)

Caríssimos(as),

Aqui temos, uma vez mais, o GRHMA na linha da frente, no que diz respeito à promoção e divulgação do concelho de Almeida!


No passado sábado um destacamento de infantaria e de artilharia do GRHMA uniu esforços e apresentou-se a uma equipa de filmagens enviada pela Turismo Centro Portugal, a fim de colaborar na realização de um vídeo promocional que, neste caso concreto, tinha por objetivo a promoção turística da fantástica vila de Almeida e do seu património histórico-cultural único.

 

As filmagens decorreram na ponte, junto às Portas de S. Francisco, no decurso das quais a simpática atriz participante teve de enfrentar, pela primeira vez, os disparos de uma peça de artilharia e de uma esquadra de infantaria

Claro está que, quando se está perante soldados veteranos, como é o caso dos soldados histórico-militares do GRHMA, o risco é mínimo, mas nem assim a equipa de filmagens se livrou de alguns "sobressaltos".


Uma vez terminadas as filmagens, ficamos todos perante um grave dilema: SOBROU PÓLVORA!

Nesta altura todos os nossos soldados trocaram, preocupados, olhares entre si dizendo: "que fazemos agora!", "que fazemos agora!", bem sabendo que não era possível guardar pólvora, exceto em paiol, e que ela corria o sério risco de se estragar.

E foi neste momento de dificuldade e de aflição que, uma vez mais, o competente e generoso Comandante do GRHMA apresentou uma solução com foros salomónicos, que foi a seguinte: "vamos fazer alguns treinos e disparar as armas!".


E foi assim que, meu dito, meu feito, os valentes soldados do GRHMA se dedicaram a fazer um exercício de infantaria ligeira, que consistiu em formar uma fila indiana junto à esquina das Portas de S. Francisco e fazer, alternadamente, fogo de contínuo de proteção.

Depois de disparar, o soldado deslocava-se para o final da fila e procedia ao recarregamento da sua arma, até chegar novamente a sua vez de fazer fogo junto da esquina.

 

E foi deste modo que foi reposta a calma e a serenidade nas nossas tropas, tendo sido conseguido o objetivo de esgotar completamente o stock de pólvora!

Vejam lá os sacrifícios que fazemos em prol da segurança...


E, para terminar, falta apenas perguntar: onde está o Wally?

Bem, não se trata bem de uma pergunta, mas antes de um enigma, que é necessário deslindar, e que é o seguinte: qual é o nome do soldado que no decurso de todas as filmagens aproveitou a mínima pausa para se encostar às paredes, portas, janelas, etc?


Resta descobrir quem vai conseguir deslindar tão complicado enigma...



Autoria das imagens: Armando Rui e Carlos Marques.



Pedro Casimiro