terça-feira, 30 de abril de 2019

Contienda en Ciudad Rodrigo - Recriação Histórica (dias 5, 6 e 7 de abril de 2019) - Reportagem fotográfica & VIDEO

Caríssimos(as),

O final de semana de 5 a 7 de abril de 2019 coincidiu com a realização de um interessante acontecimento cultural, na magnifica localidade espanhola de Ciudad Rodrigo, para onde convergiram várias dezenas de recriadores históricos, de vários países.

Esta localidade, estrategicamente situada junto à fronteira portuguesa e à vista de Almeida, foi palco de múltiplos e dramáticos acontecimentos no decurso da chamada Guerra Peninsular, entre os quais avultou o Cerco de Ciudad Rodrigo de 1812 (realizado entre os dias 7 e 20 de janeiro de 1812), que marcou a tomada da fortaleza aos franceses, que por sua vez a tinham conquistado aos espanhóis no ano de 1810.

A conquista, nesta data, de Ciudad Rodrigo pelo exército luso-inglês, liderado pelo general Wellington, marcou o princípio do fim da ocupação do território espanhol por parte do exército imperial francês, cuja retirada definitiva da Península Ibérica viria a ocorrer no ano de 1813, na sequência da memorável Batalha de Vitória.

 

As ruas de Ciudad Rodrigo deram o enquadramento perfeito, para as marchas e os diversos combates histórico-militares.

 

E, como não podia deixar de ser, os valentes soldados histórico-militares do GRHMA não deixaram os seus créditos por mãos alheias e mostraram em campo as suas aptidões e capacidades histórico-militares!

 

Os nossos artilheiros, por seu lado, puseram à prova a resistência das muralhas de Ciudad Rodrigo, tendo ficado provado que, decorridos mais de 200 anos, as mesmas ainda são seguras e capazes de resistir a novos cercos!

 

Agora que a nossa amiga Bia se apanhou com uma arma na mão, vão ser diminutas, senão mesmo irrisórias, as probabilidades de vitória do lado francês...

 

Aqui ficam felicitações à organização deste interessante evento, em especial ao Ayuntamiento de Ciudad Rodrigo, à ADECOCIR, bem como a todas as pessoas e entidades que, direta ou indiretamente participaram na organização deste evento, designadamente os nossos(as) amigos(as) dos Tiradores de Castilla, pelo esforço desenvolvido e pela receção dispensada aos recriadores históricos. 

Ficou uma vez mais provado que em Ciudad Rodrigo continua a existir uma preocupação e um interesse sério na preservação e na divulgação do respetivo património histórico e cultural. Da nossa parte fica o compromisso de continuar a dar o contributo que for possível, para o sucesso desse esforço de preservação e de divulgação.

E aqui fica um magnífico VIDEO alusivo a este evento!


Autoria das imagens: Armando Rui e Roberto Garcia.


Pedro Casimiro



quinta-feira, 18 de abril de 2019

XI Capítulo da Confraria Gastronómica dos Sabores Raianos, Almeida, dia 13-4-2019.


Caríssimos(as),

No passado dia 13 de abril realizou-se em Almeida a Festa Capitular (XI) da Confraria Gastronómica dos Sabores Raianos, que desde a sua fundação no ano de 2008, vem promovendo e desenvolvendo uma vertente relevante do património cultural de Almeida, designadamente associado à preservação de tradições gastronómicas, com um correspondente e relevante impacto a nível turístico, principalmente nas regiões periféricas e do interior do nosso país.


Esta foi, como se costuma dizer, uma festa em Grande!

Esta Festa Capitular contou com a presença de delegações provenientes de 36 Confrarias nacionais e de uma Confraria espanhola, que motivou a presença de mais de 230 confrades, que convergiram para Almeida nesta data, a fim de partilharem experiências e manifestarem o apoio ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Confraria Gastronómica dos Sabores Raianos, sob a presidência do nosso conhecido e estimado Sr. Professor Baptista Ribeiro.


Uma das particularidades desta Festa Capitular esteve relacionada com a atribuição de um diploma de Associação de Mérito à nossa associação cultural Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, em reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido há mais de uma década pelos nossos associados em prol da promoção e divulgação do património histórico-cultural de Almeida, em Portugal e no estrangeiro.

Todavia, nunca é demais sublinhar que este trabalho e esforço desenvolvido pelos nossos associados, com a sua habitual generosidade e dedicação, conta desde sempre com o apoio próximo e com o interesse e acompanhamento permanente de todos os membros do Executivo Camarário da Câmara Municipal de Almeida, atualmente liderado pelo Sr. Eng. António Machado, sendo esta parceria que tem permitido o sucesso deste nosso projeto cultural.




Aqui podemos ver os nossos amigos(a) Paula, Armindo, Guto e Palanca, que receberam este diploma em representação dos demais associados do GRHMA.

Fica aqui também um enorme Bem Haja a estes nossos elementos, não só por estarem disponíveis para assumirem responsabilidades em nome do Grupo, com todas as consequências inerentes, como também por estarem permanentemente disponíveis para darem o máximo da sua dedicação, em prol deste projeto e em benefício de todos os nossos associados.



Pedro Casimiro



quarta-feira, 10 de abril de 2019

Escola do Soldado (Almeida e Freineda): 23 e 24-3-2019 - Reportagem fotográfica (2)


Caríssimos(as),

Conforme foi possível constatar este ano, a nossa Escola do Soldado continua a crescer e a ter uma evolução qualitativa assinalável!

Graças ao trabalho e à dedicação de diversos elementos, tem sido possível continuar a evoluir ao nível da qualidade do treino e da preparação, quer de elementos histórico-militares, quer de elementos civis, abrangendo as diversas associações culturais que em Portugal se dedicam a esta atividade e que convergem para a vila de Almeida nesta época do ano.

 

No período da manhã todos os elementos presentes convergiram para o Picadeiro de Almeida, a fim de participarem na partilha de conhecimentos histórico-militares e adquirirem as informações básicas ao nível da segurança, como sucedeu no caso da arma de artilharia.


O esforço ao nível da formação abrangeu naturalmente a arma de infantaria, na qual participaram todos os elementos histórico-militares, independentemente das funções que habitualmente desempenham na recriação histórica.

Trata-se de uma aplicação prática da máxima "o saber não ocupa lugar".

 

Os chamados "recrutas" também tiveram o seu espaço de introdução a esta atividade e de aprendizagem, através de um primeiro contacto com os movimentos básicos previstos no regulamento de época "Instruções para o Exercício dos Regimentos de Infantaria", introduzido em 1810 no Exército Português.


O esforço de formação abrangeu os elementos que exercem funções de comando, no intuito de conseguir uma maior uniformização ao nível da coordenação e movimentação das unidades.

Fica aqui uma vez mais uma nota de agradecimento ao nosso camarada Carlos Alves, pelo esforço e pelo tempo investido na preparação desta vertente do evento, que vem é uniformemente reconhecida como constituindo uma evolução qualitativa e positiva, da nossa Escola do Soldado.


Claro está que todas estas "evoluções" estavam permanentemente a ser seguidas com a maior atenção por um público interessado e dedicado, que de vez em quando até abria uma pestana para verificar se já estava na sua vez de entrar em ação...

Imagens: Carlos Marques e Armando Rui.


Pedro Casimiro




segunda-feira, 8 de abril de 2019

Atribuição de diploma de Associação de Mérito ao Grupo de Reconstituição Histórica do Municipio de Almeida (Almeida, dia 13-4-2019)

 Caríssimos(as),

No próximo dia 13 de abril a Confraria Gastronómica dos Aromas e Sabores Raianos tem prevista a realização de um interessante evento, que se traduz na realização do respetivo XI Capítulo.


A particularidade deste evento, na parte que diz respeito ao GRHMA, está associada ao facto de estar prevista a realização de uma cerimónia de atribuição de um diploma de Associação Mérito à nossa associação cultural, que para o efeito se irá fazer representar na cerimónia por uma delegação de 4 elementos. 

Está prevista a realização desta cerimónia no Auditório Municipal de Almeida, no período da manhã, com início pelas 10.00 horas.

Trata-se de um relevante ato de reconhecimento do trabalho e da contribuição feita pelos generosos e dedicados elementos do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, em prol não só da promoção e da divulgação, em Portugal e no estrangeiro, do património do concelho de Almeida, como também em prol da promoção e divulgação do património histórico-cultural nacional, que certamente será do agrado de todos(as) os(as) nossos(as) associados(as).

Fica aqui por isso um grande Bem Haja à Direção e aos Confrades da 
Confraria Gastronómica dos Aromas e Sabores Raianos!


Pedro Casimiro



segunda-feira, 1 de abril de 2019

Escola do Soldado (Almeida e Freineda): 23 e 24-3-2019 - Reportagem fotográfica (1)

Caríssimos(as),

Nos passados dias 23 e 24 de março de 2019 deu-se a abertura oficial, do período da época das Recriações Históricas alusivas ao período da Guerra Peninsular, em Portugal!

E como já vem sucedendo há mais de uma década, essa abertura ocorreu na formosíssima e histórica fortaleza de Almeida, pérola e estrela da Beira Alta, para onde convergiram todas as 4 associações de recriação histórica nacionais, que presentemente integram a entidade federativa Associação Napoleónica Portuguesa (ANP) e que se dedicam à participação em eventos evocativos das chamadas Invasões Francesas, e que são as seguintes:

- Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA)
- Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro (AMBV)
- Associação Portuguesa de Recriação Histórica / Brigada de Artilharia Naval e Guerra (BANG)
- Associação de Cultura e Recreio de 13 de Setembro de 1913 / Brigada de Artilharia do Sobral (BAS).

Aliás, no dia 23 (sábado), realizou-se a eleição dos novos corpos sociais da ANP onde acabaram por ficar integrados representantes de todas as supra referidas associações, aos quais são devidas felicitações e desejos de continuação de um excelente trabalho, em prol da promoção e da divulgação desta parte importante deste património histórico-cultural nacional.
 
 

Um dos primeiros e principais atos deste eventos esteve relacionado com a evocação do recente falecimento da nossa querida companheira e amiga Sandra Alverca.

 Aqui podemos ver a singela cerimónia de colocação da fotografia desta nossa querida amiga na sede do GRHMA, no espaço que dedicamos à evocação da memória dos nossos queridos camaradas e amigos já falecidos. Para além da nossa amiga Sandra, existem já neste espaço imagens evocativas dos nossos queridos amigos e companheiros já falecidos Paulo, Hugo e Orlando.

Uma das missões do GRHMA está associada à preservação e à evocação da memória destes nossos queridos elementos, registando para a posteridade o trabalho e o esforço por eles também desenvolvido em prol de Almeida e em prol da História de Portugal.

 

Depois do habitual desfile pelas ruas da vila, os recriadores históricos presentes convergiram para o cemitério de Almeida, com vista à colocação das coroas de flores e da realização dos tiros de salva, em memórias destes nossos elementos.


Também na sepultura do nosso camarada Paulo Amorim foi colocada a habitual coroa de flores.


Aqui temos os nossos associados que porventura terão sentido mais profundamente estes momentos, que foram o marido (o nosso camarada Mário Alverca, cabo de esquadra do Regimento de Artilharia nº 4) e o filho (o nosso camarada Alexandre Alverca, soldado no mesmo regimento) da nossa querida companheira Sandra.

Constitui nosso compromisso inabalável o de continuar a prestar todo o apoio possível a estes nossos  companheiros, no intuito de tentar, de alguma maneira, ajudá-los a continuar a ter o ânimo necessário para enfrentar tão dura e tão difícil conjuntura familiar.

Autoria das imagens: Carlos Marques.


Pedro Casimiro