sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Votos de Boas Festas provenientes da Garde Chauvin!


Caríssimos(as),

Aqui fica um postal com desejos de Boas Festas dirigido a todos(as) os(as) associados(as) do GRHMA, enviado pelo nosso querido amigo Daniel Dieu, em representação da associação cultural francesa Garde Chauvin.

Estes(as) nossos(as) amigos(as) fizeram recentemente o seu almoço de Natal, que apelidam de almoço ou refeição de Almeida (repas d'Almeida), com o propósito evocativo do vínculo de amizade que une os membros das nossas duas associações culturais (GRHMA e Garde Chauvin).

É também com esse propósito que estes(as) nossos(as) amigos(as) colocam sempre a Bandeira Portuguesa junto à Bandeira Francesa, em todos os acampamentos históricos e eventos em que participam, seja eles realizados em França, seja eles realizados em qualquer país estrangeiro.

Ficam aqui igualmente sinceros desejos de umas Boas Festas e de um Excelente Natal para todos(as) estes nossos(as) amigos(as) franceses(as), na expetativa de continuarmos a ser merecedores da amizade e da lealdade que temos o privilégio de deles receber.


Pedro Casimiro




domingo, 15 de dezembro de 2019

Assembleia Geral e Almoço de Natal do GRHMA (14-12-2019) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

No passado sábado foi renovada a Tradição!

A realização de uma assembleia geral da nossa associação cultural no mês de dezembro de cada ano preenche uma função muito importante, servindo não só para permitir um balanço do trabalho e das atividades desenvolvidas no decurso do ano, como também para lançar as bases de novos projetos e de novos desafios.

 

A assembleia geral é também um dos momentos essenciais para debate de ideias em qualquer associação cultural, em que todos(as) têm oportunidade para colocar questões e debater pontos de vista, bem como solicitar qualquer tipo de esclarecimento relacionado com a vida e a organização interna do nosso Grupo, num exercício pleno de liberdade e de democraticidade.


Foi também, mais uma vez, com um prazer muito especial que pudemos contar com a presença na nossa assembleia geral do Sr. Presidente e do Sr. Vice-presidente da Câmara Municipal de Almeida, que se traduziu em mais um reflexo da cumplicidade institucional vigente há longos anos. no sentido do desenvolvimento do objetivo comum de promoção da História e das Tradições do concelho de Almeida e da História de Portugal.

 

Foram submetidos à votação e foram aprovados por unanimidade pela nossa assembleia geral, dois projetos inovadores e muito estimulantes, para começar a implementar já no ano de 2020, que sem dúvida irão contribuir para abrir novas portas e novas perspetivas de divulgação histórico-cultural do concelho de Almeida, a nível nacional e internacional.

Um desses projetos está relacionado com a criação, no seio do GRHMA, de um novíssimo destacamento histórico-militar, evocativo do período histórico da Guerra da Restauração e o outro projeto está associado à implementação da chamada Rota Equestre Histórico-militar entre Almeida e o Bussaco, que se destina a evocar e percurso territorial seguido quer pelo Exército Imperial Francês, quer pelo Exército Luso-inglês, após o final do Cerco de Almeida (28 de agosto de 1810) e até à Batalha do Bussaco (27 de setembro de 1810).

E também uma vez mais todos registamos com muito agrado as manifestações de apoio do Executivo Camarário do Município de Almeida, à execução e ao desenvolvimento destes novos projetos!


E aqui temos o nosso camarada Jorge Figueiredo, que vem de Aveiro e que está incluído no grupo dos nossos novos recrutas, que estão prontos para "pegar em armas" com vista à promoção e divulgação da História de Portugal!


No final da assembleia geral foi feito um minuto de silêncio, em evocação e memória dos nossos dois queridos camaradas e amigos recentemente falecidos, Eduardo Ferreira, membro da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro e Claude Roulet, membro da Garde Chauvin.

 

E depois do trabalho concluído houve oportunidade para a habitual reunião, fraternal e de franca camaradagem, à mesa da refeição, que serviu para aquecer os nossos corpos, mas também e principalmente, serviu para aquecer as nossas ALMAS!


O nosso Almoço de Natal contou ainda com a presença de um grupo de convidadas especialíssimo.

E esse grupo só podiam ser as meninas que participaram, na qualidade de magníficas bailarinas, no Baile Oitocentista realizado na edição deste ano do nosso Cerco de Almeida!
 

Neste tempo de Advento e de preparação para o Natal, deixamos aqui e em nome do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida, sinceros desejos de Boas Festas e de um Santo Natal a todos os(as) apoiantes, familiares, amigos(as), companheiros(as) e camaradas do GRHMA, que se podem encontrar não só nas mais diversas regiões de Portugal, como também em vários países, espalhados pela Europa e pelo Mundo.

Fica também aqui uma palavra muito especial de apoio aos(às) nossos(as) camaradas franceses da Garde Chauvin e da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, que nas comemorações de Natal deste ano irão sem dúvida evocar a memória e sentir a falta dos seus companheiros, recentemente falecidos.


Autoria das imagens: Armando Rui e Carlos Marques.


Pedro Casimiro




quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Filmagens em Almeida para o programa televisivo da RTVE "Las Rutas d'Ambrosio" (dia 30-11-2019) - Reportagem fotográfica

Caríssimos(as),

Apesar de estar a acabar o ano, o GRHMA continua a ficar bem na "fotografia"!

No passado dia 30 de novembro tivemos a oportunidade de colaborar em mais uma interessante iniciativa destinada à promoção e divulgação do concelho de Almeida, mediante uma participação no programa televisivo da RTVE intitulado "Las Rutas d'Ambrosio", que se destina a divulgar particularidades gastronómicas regionais, internacionais e reportadas a outros períodos históricos. 


Foi neste contexto que uma equipa de filmagens da RTVE, acompanhada do afamado Chef de Cozinha que é o apresentador deste programa televisivo, se deslocou a Almeida a fim de fazer várias filmagens da vila e do GRHMA, designadamente no contexto das caraterísticas e das particularidades gastronómicas em uso no início do século XIX, em especial pelos soldados em campanha.

Como todos sabem, uma das particularidade do nosso Cerco de Almeida tem a ver com a recriação de pelo menos uma refeição típica desta época histórica, em contexto e enquadramento histórico adequado, que é proporcionada a todos os recriadores participantes no evento.


Todavia, a chuva e o frio que se faziam sentir em Almeida neste dia impediram a realização da habitual fogueira e a confeção da refeição ao ar livre, motivo pelo qual foi necessário recorrer ao "plano B" e proceder à confeção da refeição na sede do GRHMA, com a preciosa ajuda das Cozinheiras, digo, Fadas Culinárias, do nosso departamento civil.


E depois do trabalho concluído, era importante evitar desperdícios, motivo pelo qual os soldados e demais elementos do GRHMA reuniram-se à mesa, para se deliciarem com a saborosa refeição confecionada pelas nossas Fadas Culinárias, obviamente acompanhada por um bom vinho, para ajudar a esquecer o frio que se fazia nas muralhas da fortaleza de Almeida!

Fica aqui um renovado Bem Haja a todos os elementos histórico-militares e civis do GRHMA que fizeram o favor de estar presentes e colaborar na organização e participação em mais este evento.

É devido um agradecimento especial às nossas exímias Cozinheiras, digo, Fadas Culinárias, que para além de matarem a nossa fome, aqueceram a nossa ALMA com dois ingredientes especiais: com a sua amizade e com a sua dedicação.


Pedro Casimiro