Conforme podem constatar, por estes dias não tem havido descanso para os nossos soldados!
Pois é, no passado dia 27 de abril as tropas voltaram a estar de serviço, desta vez em atividades de rondas e sentinelas nas portas da fortaleza de Almeida (portas exteriores de S. Francisco). Isto ficou a dever-se ao facto de os nossos Serviços de Informação Militar terem recebido um aviso de que havia o risco da entrada de um espião francês, por esta altura, que tinha por objetivo angariar informações acerca do armamento e do dispositivo de defesa do GRHMA, para transmitir ao inimigo.
Todavia, os nossos soldados, com a sua habitual diligência e bravura, conseguiram impedir esse objetivo, embora pelos vistos não tenham conseguido impedir a passagem de todas as turistas simpáticas que por lá apareceram...
Aqui podemos ver o nosso sargento Coelho, do Regimento de Infantaria nº 23, a distribuir as esquadras de infantaria pelas portas da fortaleza.
E como o nosso sargento já sabe como as coisas são, aqui o temos a advertir com severidade os soldados acerca dos seus deveres enquanto em serviço de sentinela, designadamente para evitar que estes se distraíssem a olhar para as turistas...
Postura e atenção: são os requisitos essenciais para tropas em serviço de guarda e sentinela.
Esta em causa mais uma atividade de divulgação cultural que foi proposta ao GRHMA pelo Município de Almeida, e à qual os nossos soldados aderiram com entusiasmo.
Pretende-se que esta iniciativa tenha uma natureza periódica no período de primavera/verão, com realização no último sábado de cada mês, demonstrando por esta via o dinamismo e a vontade que existe na formosa Vila de Almeida, no sentido da preservação e dinamização do seu património histórico-militar.
Pedro Casimiro
Sem comentários:
Enviar um comentário