Caros amigos,
Aqui temos novamente mais uma "ronda" de imagens relativas à exposição em curso no Museu Militar de Lisboa, que desta vez começa com uma das nossas tendas de campanha, que é uma réplica fiel das utilizadas no início do séc. XIX.
É preciso advertir também que se trata de uma tenda já utilizada por vários dos nossos camaradas para dormir sob a "belle étoile" em campanha. Olhem que isto de dormir ao relento com armas e bagagens até tem uma certa piada quando se vê nos filmes de época e coisa e tal.
Todavia, a prática tem muito que se lhe diga...
Juntamente com a tenda podemos observar alguns equipamentos essenciais do acampamento, tais como as panelas de três pernas para fazer o caldo, o tripé (para suspender a panela sobre a fogueira) e o candeeiro (com vela). Lá atrás temos também alguns barris que serviam para guardar...o chá.
Enquadramento da tenda no espaço museológico
Uma peça de artilharia com o artilheiro de serviço.
Esta é uma farda de sargento do Regimento de Artilharia nº 4, cedida pelo nosso camarada Joaquim Guedes.
Aqui temos os nossos caríssimos oficiais, digo, as fardas dos nossos caríssimos oficiais em (ex)posição permanente.
Aqui temos algumas fardas originais de oficiais superiores em exposição, que fazem parte do espólio do MML.
Nesta imagem é possivel visualizar uma mochila de combate cedida por um dos nossos camaradas, bem como a multiplicidade de acessórios e equipamento (também cedidos por elementos da ANP) que o soldado do séc. XIX tinha de ser portador, para poder ser operacional em combate.
Pedro Casimiro
Sem comentários:
Enviar um comentário