domingo, 18 de maio de 2014

Falecimento do Dr. Paulo Amorim



Caríssimos,

É com profundo pesar que venho comunicar o inesperado falecimento do nosso camarada e amigo Dr. Paulo Amorim, ocorrido no dia de ontem (17 de maio de 2014).

Trata-se de um trágico acontecimento que deixou todos os elementos do nosso grupo em estado de choque, não só por se tratar de algo inopinado, como também por envolver um dos nossos mais estimados camaradas, que esteve connosco desde o primeiro momento e que assistiu e acompanhou o nascimento e desenvolvimento do GRHMA.

Como todos sabem, o Dr. Paulo Amorim, enquanto funcionário ao serviço da Câmara Municipal de Almeida, foi um dos elementos essenciais do grupo, não só a nível interno, em termos organizativos e logítisticos, como também a nível externo, enquanto elemento de ligação com os vários grupos nacionais e estrangeiros que, ao longo dos anos, se deslocaram a Almeida a fim de participarem nas comemorações do Cerco de Almeida. 

O seu trabalho à frente do museu histórico-militar de Almeida constituiu também uma contribuição decisiva para o sucesso desta instituição, que ao longo dos anos tem vindo a conhecer um crescendo de interesse, em Portugal e no estrangeiro, manifestado através do sempre crescente número de visitantes. 

Foram muitas e longas, as horas de trabalho que este nosso camarada dedicou à causa da promoção de Portugal e da Vila de Almeida, através da nossa atividade de reconstituição histórica, muitas vezes resolvendo situações inesperadas e complicadas de última hora, que eram suscetíveis de colocar em risco a participação do grupo em diversos eventos e deslocações.

A estima e consideração de que era, e é, detentor refletiu-se, designadamente, no facto de, no ano passado, ter sido agraciado com a medalha da Legião de Honra, que é uma distinção raramente atribuída pelos nossos camaradas franceses, em reconhecimento da dedicação e trabalho por ele prestados a favor da divulgação do património histórico-cultural português e francês.



A partida inesperada deste nosso camarada irá deixar muitas saudades a todos.

Todavia, penso que este infeliz acontecimento pode também servir de motivação adicional para todos nós, no sentido de continuarmos este nosso trabalho em prol da preservação e divulgação do património histórico-cultural de Portugal e da Vila de Almeida, pois este facto também irá servir para preservar a memória do trabalho e da contribuição feita por este nosso camarada no mesmo sentido, que por nós nunca será esquecido!

Pedro Casimiro




1 comentário:

  1. Caros irmãos de armas,
    A notícia do falecimento do Dr. Paulo Amorim foi um choque tremendo para todos os elementos da Associação Napoleónica Portuguesa.
    Ao longo destes últimos anos o Paulo Amorim dedicou-se de corpo e alma à divulgação da recriação histórica do período napoleónico como poucos o fizeram.
    A recriação histórica ficou mais pobre com a partida deste bom amigo, agora, e em sua memória, cabe-nos a nós todos continuarmos o seu trabalho de divulgação histórico-cultural para não deixarmos cair no esquecimento o sacrifício que os nossos antepassados fizeram combatendo contra o invasor.
    Tal como o Paulo Amorim sabia a ANP está e estará sempre presente na linha da frente para a defender esse património, sobretudo o da Vila de Almeida.
    Até sempre Paulo!!
    Alma até Almeida!
    Faria e Silva
    Presidente ANP

    ResponderEliminar