terça-feira, 6 de outubro de 2015

Comemoração dos 205 Anos da Batalha do Bussaco - Reportagem fotográfica - 2



Caríssimos(as),

Sabendo da vossa curiosidade insaciável, venho trazer-vos mais algumas notícias dos encarniçados combates (histórico-culturais...) ocorridos há alguns dias, nas alturas da serra do Bussaco, que ficaram marcados por mais uma estrondosa vitória (antecipadamente planeada...) do exército luso-inglês.


Como há 205 anos atrás, a cumeeira da serra estava completamente ocupada por elementos portugueses e ingleses, do exército aliado, que aguardavam, serenos e confiantes, a investida do exército imperial francês.


Na dianteira do nosso exército encontravam-se elementos do Batalhão de Caçadores nº 6, que, com o fogo certeiro das suas carabinas Baker, provocavam danos irreparáveis entre os oficiais do exército francês.


E foram de tal ordem os danos provocados, que a cavalaria francesa se viu obrigada a subir a serra a galope, para fazer um ataque (felizmente fracassado...) aos nossos soldados de infantaria ligeira.


E aqui temos o nosso amigo "Ramrod" (a.k.a. Rob Bissel) que, em representação do experiente 1º Batalhão Ligeiro, da King's German Legion, prestou um apoio fundamental à nossa infantaria ligeira.


Tal como sucedeu com os numerosos elementos das ordenanças e guerrilhas portuguesas, dos nossos amigos do Magote de Santo Antão, que não perderam uma oportunidade para assaltar a retaguarda (e às vezes até a vanguarda...) do exército francês.


Aliás, o entusiasmo e a vontade de defesa da Pátria foi de tal ordem, que até os pacíficos elementos do clero tentaram "roubar" armas aos militares, para liderar um assalto às linhas francesas!


E aqui podemos ver a nossa amiga Manuela Gil, que também se juntou ao contingente popular, para defender as alturas do Bussaco.


Tal como sucedeu com a Paulinha, que dividiu o seu tempo neste evento entre tirar fotografias, e dar algumas "pauladas" (...) nos franceses...


E, com tanto entusiasmo e bravura da parte dos militares e do povo português, o resultado só poderia ser este, ou seja, o total desânimo do exército imperial francês!


Nesta imagem é possivel visualizar algumas das autoridades civis e militares que estiveram presentes  neste evento, e que tiveram a oportunidade de assistir a este fantástico evento de recriação histórica.

Parte destas imagens foram retiradas da página do Facebook do nosso amigo, e excelente fotógrafo, Carlos Marques.



Pedro Casimiro







1 comentário:

  1. Pauladas?! ... é comigo mesmo! ehehehehehehehehe Excelente relato de eventos Pedro, mais uma vez parabéns!

    ResponderEliminar