segunda-feira, 9 de maio de 2016

Feira Internacional de Turismo (Guarda): dias 6 e 7 de maio de 2016


Caríssimos(as),

Graças à generosa colaboração de um considerável número de elementos do GRHMA, foi possível continuar a realização de um acompanhamento permanente deste evento, por elementos do nosso grupo, nos dias 6, 7 e 8 de maio, até praticamente ao respetivo encerramento.



No dia 6 de maio realizou-se, além do mais, uma interessante ação de apresentação e de promoção do concelho de Almeida no espaço nobre da FIT, com a contribuição de elementos do Turismo e da equipa do Museu Histórico-Militar de Almeida, que visou, designadamente, dar conhecer o que melhor existe e se faz no concelho, bem como a divulgar o nosso evento de recriação histórica anual, o Cerco de Almeida.


Na imagem supra podemos visualizar um dos momentos da referida apresentação, que também contou com a presença de elementos do GRHMA.



No dia 7 de maio, a intervenção mais relevante do GRHMA centrou-se na demonstração de exercícios de ordem unida, que foram também realizados no referido espaço mais central da Feira, que também despertou um interesse considerável no público assistente.


Tratou-se de uma oportunidade para os nossos soldados não só exibirem os seus uniformes, mas também de fazerem uma demonstração da sua perícia no manejo das armas e nos exercícios de ordem unida. 


Obviamente que, por muito que um soldado goste de exibir os seus dotes marciais, a ordem de "descansar armas" é sempre muito bem recebida...


E cá estão eles e elas, junto ao stand do Município de Almeida!

A "escala de serviço" que foi organizada acabou por resultar em pleno, graças à disponibilidade dos nossos elementos civis e militares, que se dispuseram a permanecer no recinto da Feira, durante longas horas.


E, claro está, que por vezes até um soldado valente acabava por se cansar e não resistir ao conforto de uma cadeira!

Aqui podemos ver o nosso camarada Palanca, que a certa altura optou por substituir as funcionárias do Município de Almeida no "atendimento" ao público, tarefa onde revelou muitas qualidades. Quem sabe se o nosso amigo Palanca não terá encontrado uma nova perspetiva profissional, até agora desconhecida...


Por outro lado, a circulação incessante dos nossos elementos pelo circuito da Feira resultava num desgaste físico não dispiciendo!

Felizmente que existiam abundantes oportunidades para provas de produtos regionais, em todo o circuito da Feira, que permitiam revigorar as nossas forças...



E cá está a foto da "praxe", relativa a mais um convívio que marcou a nossa presença neste evento!

Fica aqui um renovado e especial agradecimento a todos os elementos do GRHMA que se mostraram disponíveis para prestar a sua colaboração no decurso deste evento, não só porque abdicaram de um merecido descanso do final de semana para assistirem ao mesmo, como também porque se dispuseram a enfrentar o frio e a chuva que marcou o tempo na Guarda, por estes dias.

É de facto importante que continue entre nós a existir este tipo de generosidade, pois só assim será possível ao GRHMA continuar a contribuir, de um modo relevante, para a divulgação da História de Portugal e para a promoção do concelho de Almeida. 


Pedro Casimiro






Sem comentários:

Enviar um comentário