Caríssimos(as),
Para demonstrar, uma vez mais, que no GRHMA as armas e as peças de artilharia não conseguem ganhar ferrugem e que os nossos soldados não conseguem estar parados nas Casernas, nos próximos dias 28 a 30 de outubro está prevista a nossa participação em mais uma excelente recriação histórica realizada em Espanha, destinada a comemorar o 205.º aniversário do combate usualmente apelidado de "Sopresa de Arroyomolinos", ocorrido no dia 28 de outubro de 1811.
Naquela data, uma divisão do Exército Luso-inglês, comandada pelo Tenente-general Sir Rowland Hill e auxiliada por um destacamento de cerca de 2.000 soldados espanhóis, conseguiu surpreender e praticamente aniquiliar uma divisão de cerca de 5.000 homens do Exército Imperial Francês, comandada pelo General Jean Baptiste Girad.
Neste combate houve uma brigada de infantaria portuguesa (5ª Brigada, sob o comando do Coronel Charles Ashworth) que teve um papel de destaque e que era composta pelo Regimento de Infantaria nº 6, pelo Regimento de Infantaria nº 18 e pelo Batalhão de Caçadores nº 6. Uma das singularidades desta unidade estava associada ao facto de que o respetivo recrutamento, à época, ser feito predominantemente na cidade Porto e na área geográfica envolvente.
Como todos sabem, o Batalhão de Caçadores nº 6 é uma das unidades histórico-militares recriadas pelo GRHMA. Só falta mesmo é haver soldados provenientes do Porto, integrados nesta unidade...
Será para nós um prazer rever e colaborar novamente com os nossos(as) camaradas e amigos(as) das associações de recriação histórica de Arroyomolinos, que se dedicam a organizar anualmente este evento cultural para promoção e divulgação do respetivo património histórico, sempre com limitadíssimos apoios, a nível institucional.
Pedro Casimiro
Sem comentários:
Enviar um comentário