quarta-feira, 15 de novembro de 2017

Exposição Itinerante de Fardamentos Militares das Invasões Francesas (1807-1814) - Aguarelas do General Ribeiro Artur


Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota relativa a mais uma interessante iniciativa cultural, que está em curso junto do fantástico Museu Histórico-militar de Almeida!

Trata-se da de uma exposição relativa às excelentes aguarelas do General Ribeiro Artur, intitulada "Exposição Itinerante de Fardamentos Militares das Invasões Francesas", que vai estar disponível entre os dias 17 de outubro e 30 de novembro, do corrente ano.

O autor destas aguarelas chama-se Bartolomeu Sezinando Ribeiro Arthur e nasceu no dia 11 de agosto de 1851, em Lisboa. Paralelamente a uma ilustre carreira militar (ascendeu à graduação de General de Brigada), revelou um talento especial pelas artes, pela ciência e pela cultural em geral. Para além de publicar diversos livros de História (tais como "A Legião Portuguesa ao Serviço de Napoleão" e "Os Caçadores Portugueses na Guerra Peninsular", entre outros), lecionou a disciplina de matemática no Liceu de Viana do Castelo, publicou dezenas de artigos em jornais e revistas da época, para além de ter traduzido para português diversos livros técnicos, das àreas da física e da astronomia (como, por exemplo, "Os Cometas na História da Humanidade" ou "A Origem e o Fim dos Mundos").

O talento deste ilustre senhor que resulta sublinhado no âmbito desta exposição, é o de excelente artista plástico. Na verdade, o General Ribeiro Artur foi um aguarelista famoso no seu tempo, como ainda hoje o é, tendo em conta o interesse que vem despertando a presente exposição, que já percorreu múltiplos espaços culturais, por todo o nosso país. Aliás, esta exposição combina o talento deste senhor como aguarelista, com um outro talento de que também era detentor: o de uniformólogo, uma vez que se dedicou ao estudo aprofundado dos uniformes militares usados nos mais diversos períodos históricos, que estão ilustrados nestas aguarelas.

São por isso e em especial, estes dois últimos talentos deste ilustre português, que agora estão ao dispor de todos os visitantes do Museu Histórico-militar de Almeida.

Aqui fica mais um motivo de peso, para agendar uma visita a este Museu!


Pedro Casimiro


Sem comentários:

Enviar um comentário