terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Tertúlia "A Legião Portuguesa ao Serviço de Napoleão": dia 16 de fevereiro de 2018, 11.00 horas, Direção de História e Cultura Militar (Lisboa)

Caríssimos(as),

Está agendado para o próximo dia 16 de fevereiro de 2018, pelas 11.00 horas, a realização de um interessante evento cultural, que vai ter lugar na Direção de História e Cultura Militar, em Lisboa, relativo à temática da História Militar.

Trata-se da apresentação intitulada "A Legião Portuguesa ao Serviço de Napoleão" que irá ser realizada pelo nosso camarada Carlos Alves que, para além de ser sargento-ajudante de infantaria, em exercício de funções no Exército Português, é também um dos mais antigos e dedicados elementos histórico-militares do Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida.

Foi de facto singular o percurso da chamada Legião Portuguesa, enquanto corpo militar constituído por soldados portugueses e criado no início de 1808, na sequência da Primeira Invasão Francesa. Durante cerca de 6 anos esta unidade esteve ao serviço das águias napoleónicas, combatendo por toda a Europa, tendo sido extinta apenas no ano de 1814. Talvez poucos saibam que esta unidade militar esteve integrada no exército napoleónico interveniente na invasão da Rússia, no ano de 1812!

Não temos qualquer dúvida em afirmar que se trata de um evento a não perder, para todos os apaixonados pela História Militar e pela História de Portugal, tendo principalmente em conta os conhecimentos técnicos e históricos do orador previsto para este evento.


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário