segunda-feira, 10 de junho de 2019

World Travel Awards 2019: Eleição de Portugal como melhor destino europeu

Caríssimos(as),

Peço terceiro ano consecutivo, Portugal foi eleito o melhor destino turístico europeu!

Todavia, este foi apenas um, entre os cerca de 39 prémios que foram atribuídas ao nosso país em múltiplas vertentes associadas ao Turismo, numa tendência sustentada de promoção e de desenvolvimento desta atividade, que já tem um impacto e uma projeção verdadeiramente transnacional.

Outra conclusão interessante que se pode retirar desta tendência é que o chamado binómio "sol e mar", que durante muitas décadas foi o principal denominador do fluxo turístico no nosso país, é já uma coisa do passado. Existem portanto, muitos outros fatores que têm determinado o crescente aumento de visitantes estrangeiros pelas mais diversas regiões portuguesas, relevando que fatores como o nosso património histórico e natural, a nossa gastronomia e as nossas gentes, entre muitos outros factores, são aqueles que determinam a manutenção e o aumento do fluxo turístico.

Os reflexos positivos do incremento desta atividade têm sido mais do que evidentes, não só ao nível do crescimento sócio-económico, como também ao nível do crescimento do emprego e da renovação do património edificado, em muitas localidades.


Por outro lado, o desenvolvimento sustentado de um turismo de qualidade é algo que pode trazer um contributo muito importante para localidades como Almeida, situadas no interior do país e que se debatem com tendências de desertificação populacional, de desemprego e de desaparecimento e/ou deterioração de bens e serviços, entre outros problemas.

É imperativo combater ativamente estas tendências e uma das formas de obter resultados concretos a este nível é mediante o desenvolvimento sustentado da atividade turística, com o contributo e com a participação ativa da sociedade civil, como acontece em Almeida no âmbito da parceira histórico-cultural existente entre o Município de Almeida e os(as) cidadão(ãs) voluntários(as) que integram o Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida.

Aliás, a este nível está em fase de implementação uma novidade muito interessante ao nível da chamada "Tecnologia de Informação Móvel Sem Fios" (acrónimo TIMS), que sem dúvida poderá ter um impacto muito interessante em termos turísticos em Almeida, mas da qual não podemos ainda revelar pormenores...

Parabéns Portugal!


Pedro Casimiro

Sem comentários:

Enviar um comentário