domingo, 14 de novembro de 2010

Equipamento do soldado do início do séc. XIX - 4ª Parte (Vestuário)

E como a malta que tem o mais vistoso material e equipamento de época não se resolve a mandar fotos do mesmo para colocação no nosso Blogue, não me resta outra opção que não seja a de retirar imagens de lojas disponíveis on-line.
Na imagem acima disponibilizada pode visualizar-se um exemplar de uma calças do inicio do séc. XIX, denominadas pantalonas ou calças de alçapão - devido ao seu complicado sistema de "abertura" - que todavia não corresponde ao modelo utilizado pelos elementos do GRHMA.
Os nossos exemplares possuem um conjunto de seis botões na frente, servindo dois para fixar o alçapão e quatro para fixar os suspensórios. Na retaguarda existem dois botões adicionais, igualmente para fixação dos suspensórios.
O modelo, se assim se pode chamar, de calças vigente em 1806 para os nossos soldados era por regra justo e modelado à perna, obrigando à colocação das polainas pelo lado de fora da calça.
O regulamento de 1810, entre outras inovações, introduziu um modelo de calças mais largo, que implicava a obrigatoriedade de utilização das polainas por dentro das calças.
Todavia, o próprio regulamento de 1810, nas gravuras que ilustram os movimentos e voltas do soldado com arma, é possível constatar que, apesar de o soldado ali ilustrado possuir uma barretina de modelo 1810 (stovepipe shako, de modelo inglês), continua a utilizar calças justas à perna e com as polainas colocadas pelo exterior - de onde se pode extrair a conclusão que nessa altura coexistiam os dois modelos de pantalonas, quanto mais não seja devido a limitações em termos de abastecimento ou renovação do material existente.
Além disso, é um facto assente o de que quando em campanha os soldados (designadamente do exército Britânico) muitas vezes confeccionavam as suas calças com qualquer tecido disponível, devido ao desgaste a que esse material estava sujeito
Esta é a razão pela qual no GRHMA é permitida a utilização dos dois modos de colocação das polainas - pesem embora os uniformes utilizados sejam do plano de uniformes de 1810 - ou seja, com a calça azul as polainas são utilizadas no exterior e com as calças brancas as polainas são utilizadas no interior.


Nesta imagem podem visualizar um exemplar de uma camisa de época.

E aqui um modelo alternativo igualmente de uma camisa.

Aqui temos um exemplar de um colete que poderia ser utilizado por um soldado mais abonado, em termos financeiros. No entanto, duvido que a esmagadora maioria dos nossos soldados conseguisse "caber" num exemplar semelhante ao aqui ilustrado...

Pedro Casimiro

1 comentário:

  1. O grande problema destes equipamentos é sem dúvida o "alçapão", principalmente nos momentos de "aflição"!!!
    Claro que para alguns, como o soldado Morgado, essa parte é mais fácil, pois apenas tem que soltar os suspensórios e as pantalonas imediatamente lhe caiem aos pés...
    Vantagens de quem tem (quase) só ossos!!!

    ResponderEliminar