quinta-feira, 31 de março de 2011

Bicentenário do Combate do Sabugal, dia 3 de Abril de 2011

(Sabugal ao tempo das invasões francesas)

Caríssimos,
No próximo dia 3 de Abril de 2011 os bravos soldados do GRHMA/ANP irão estar presentes nas celebrações do Bicentenário do Combate do Sabugal, ocorrido em 3 de Abril de 1811, que se irão realizar naquela lindíssima localidade, promovidas pelo respectivo Município.

O combate do Sabugal realizou-se no contexto da chamada 3ª Invasão Francesa de Portugal, liderada pelo Marechal André Massena, numa altura em que o exército francês já se encontrava em retirada do nosso país depois de ter constatado a impossibilidade de ultrapassar o complexo defensivo formado pelas Linhas de Torres, defendido pelo exército luso-britânico.

Uma ousada travessia do rio Côa por parte do exército comandando pelo General Wellington obrigou o exército francês a reiniciar, de uma forma precipitada, o seu movimento de retirada (alguns diriam, de fuga) em direcção à fronteira espanhola.


(mapa do combate de Sabugal)

A nossa presença neste evento permitirá, a todos quantos o desejarem, visualizar não só alguns dos uniformes e armas utilizadas na época, como também assistir a uma pequena demonstração de técnicas de combate de infantaria e artilharia. 

Aqui fica um bem haja ao Município do Sabugal pela promoção de um evento que dignifica não só a preservação do nosso património histórico-cultural colectivo, como a memória dos nossos antepassados e ao qual teremos muito prazer em estar associados.

O programa do evento está disponível para consulta aqui:
http://agendamunicipal.cm-sabugal.pt/images/stories/Agendas_imgs/Agenda10/Cartaz_gravato.pdf

Pedro Casimiro

Sem comentários:

Enviar um comentário