terça-feira, 22 de março de 2011

Escola do Soldado - Março de 2011 (1)


Conforme anunciado, no passado fim-de-semana o grosso dos recriadores históricos nacionais deslocou-se,   em marchas forçadas e ao longo de centenas de quilómetros, à simpática e acolhedora aldeia de Freineda, situada no concelho de Almeida.


Contamos também com alguns camaradas vindos de Espanha, que com a sua presença e envergando uniformes franceses (3éme de Ligne), contribuiram para o sucesso desta iniciativa.
Nesta imagem é também possivel visualizar os nossos camaradas da ANP envergando uniformes franceses (66éme de Ligne), que fizeram o favor de servir de alvo móvel para as tropas portuguesas...


O Regimento de Artilharia nº 4 foi a primeira unidade a posicionar-se no centro da aldeia, para com o fogo certeiro das suas peças de artilharia impedir a tomada da aldeia de surpresa e proteger as pobres e indefesas aldeãs das violências que poderiam ser praticadas pelas tropas francesas.


E enquanto as tropas se iam posicionando no terreno a fim de se preparem para os violentos combates que se avizinhavam, alguns elementos dedicaram-se a fazer indispensáveis operações de manutenção e preservação do património edificado.

Numa próxima oportunidade relatarei outros factos, totalmente verídicos, que sucederam no decurso deste evento.

Pedro Casimiro

Sem comentários:

Enviar um comentário