terça-feira, 24 de julho de 2012

Bicentenário da Batalha de Salamanca (Los Arapiles) (2)


Caríssimos,

Mais uma vez graças a colaboração do nosso amigo Juan Alberti, tenho a possibilidade de vos apresentar aqui algumas imagens relativas a este evento, designadamente na parte respeitante à participação do destacamento português, composto por elementos do Regimento de Artilharia nº 4 e dos Regimento de Infantaria nº 11 e 23.
E pelos vistos alguém teve a excelente ideia de mandar as tropas marchar desde o acampamento até ao campo de batalha (ao fundo é possível visualizar os montes Arapiles), para aquecer os músculos e ganhar apetite. Só que esse "alguém" esqueceu-se de avisar que se tratava de uma marcha de cerca de 8 quilómetros, com o equipamento todo às costas.


E como não podia deixar de ser, este modesto passeio obrigou a várias paragens para as tropas descansarem e recuperarem o fôlego. Temos aqui os nossos oficiais Faria e Silva e José Patena a fazerem um ponto da situação e avaliarem a possibilidade de a coluna poder vir a ser alvo de um ataque de surpresa por parte das tropas adversárias.


O dito "alguém" que se lembrou de fazer a marcha também se podia ter lembrado de colocar umas "tasquinhas" ao longo do caminho, com bebidas frescas. A malta até era capaz de perdoar um eventual anacronismo histórico...


Aqui temos a entrada para o nosso acampamento, devidamente assinalada pela bandeira nacional (actual). 


Uma vez mais, as nossas tropas tiveram o prazer de acampar no local exacto onde há duzentos anos atrás milhares dos nossos compatriotas combateram em defesa da pátria, tendo muitos deles feito o sacrificio último em prol desse ideal. 
É também para que a memória desses homens não se perca nas brumas do tempo que dedicamos a nossa disponibilidade pessoal a esta actividade.

Pedro Casimiro

Sem comentários:

Enviar um comentário