terça-feira, 10 de julho de 2012

Mielan (França) - Fotos & Videos (1)


Caríssimos,

Graças à colaboração do nosso camarada e amigo Armindo, que fez o especial favor de me enviar, por via postal, um CD com imagens relativas à nossa participação neste evento, vou ter a possibilidade de fazer aqui uma reportagem fotográfica relativas a este evento.


Felizmente que não tivemos de marchar para chegar até França, ao contrário do que aconteceu com os nossos antepassados em 1813!

A nossa deslocação fez-se em vários automóveis, mas não deixou de ser esgotante, sendo a viagem de ida feita de noite (passada em claro), com chegada a Mielan por volta das 06.00 horas da madrugada, a que se seguiu a imediata montagem do nosso acampamento.

Um recriador histórico não conhece descanso.


Tivemos a oportunidade de travar novos conhecimentos com recriadores históricos franceses, tal como sucedeu com estes camaradas do 1er Regiment Étranger, comandados pelo nosso amigo Jean Berges. O destacamento de sapadores deste regimento, que é possível visualizar nesta imagem, possui um equipamento e uma apresentação impecáveis.

A título de curiosidade é de referir que vários dos elementos deste grupo são veteranos da Legião Estrangeira francesa.



Aqui temos o nosso sargento Guedes e o nosso amigo Paulo Amorim, no decurso de uma cerimónia evocativa realizada no cemitério de Mielan.


E antes de ir para esta cerimónia, o nosso sargento Guedes dedicou-se a fazer algum "salto à corda" no acampamento, para aquecer os músculos...



Aqui podemos visualizar vários elementos que compunham o Estado Maior do General Lannes.

Os franceses não perdoam, no que toca ao aprumo e ao rigor histórico.


Aqui podemos ver o nosso amigo Alves a meter conversa com Monsieur le Comissaire e a tentar arranjar uma cunha para a malta.


A malta de hoje em dia arranja uma botija de água quente para aquecer os pés, quando tem frio.

Porém, um recriador histórico que se preza dorme de pés descalços e arranja um rafeiro para manter os pés quentes...


Aqui podemos ver parte do nosso acampamento histórico.

Durante a noite, após a nossa chegada, choveu "a potes" e foi uma agradável surpresa perceber que as nossas tendas são completamente impermeáveis, pois todos os soldados acordaram bem secos.

Brevemente havera mais!

Pedro Casimiro

Sem comentários:

Enviar um comentário