quinta-feira, 6 de setembro de 2012

VIII Reconstituição Histórica do Cerco de Almeida - Fotos & Videos (2)


Caríssimos,

Graças à colaboração do nosso camarada Armindo, finalmente tive acesso a algumas imagens relativas ao evento recentemente realizado. E como tenho a certeza que os nossos amáveis seguidores andam "em pulgas" para ter acesso às mesmas, aqui ficam elas.

Na primeira imagem podemos ver a fantástica bandeira regimental do nosso Regimento de Artilharia nº 4, colocada numa das muralhas de Almeida e a balançar ao sabor da brisa. Esta bandeira constitui uma verdadeira obra de arte, sendo uma réplica fiel da existente há duzentos anos atrás e a respectiva confecção envolveu muitas horas de investigação e de trabalho, incluíndo bordados à mão.


Depois das várias cerimónias protocolares e evocativas, realizadas no sábado de manhã (das quais ainda não tenho imagens) a maioria dos soldados instalou-se no acampamento histórico a executar várias tarefas ou simplesmente a dar "duas de letra" com os camaradas presentes.

Claro está que houve muitos soldados que preferiram visitar a interessante Feira Oitocentista que decorria na mesma altura, principalmente os locais onde havia "fontes de cerveja".


Aqui temos uma mesa de "trabalho" de um grupo de amigos de Espanha, que se dedicou a fazer um excelente trabalho de demonstração e de explicação de diversos instrumentos médicos e cirúrgicos oitocentistas, aos muitos visitantes que assistiram a este fantástico evento.


Muitos participantes aproveitaram a tarde de sábado para fazer exercícios de ordem unida no acampamento, como podemos ver aqui fazer elementos de um grupo espanhol de Arroyomolinos, que, para estreantes nestas andanças, mostraram muita segurança em campo.


E, claro está, a infantaria portuguesa não podia deixar também de participar em exercícios de treino de combate.

Eu até nem queria fazê-lo, pois estava muito calor e o sistema de ar condicionado da farda por vezes avaria nestas alturas. Mas como as tropas insistiram muito, lá tive de lhes dar vários exercícios de ordem unida, durante cerca de duas horas.

O facto de toda a malta ter ficado a "suar em bica", deu-me a entender que gostaram do treininho...

Pedro Casimiro

Sem comentários:

Enviar um comentário