segunda-feira, 17 de setembro de 2012

VIII Recriação Histórica do Cerco de Almeida - Fotos & Videos (4)


Caríssimos,

Venho deixar-vos a última parte do conjunto de imagens relativo ao evento de Almeida e tentar, pelo meio, fazer-vos um relato do sucedido neste evento. Na imagem supra podemos ver as unidades militares representativas dos vários grupos presentes neste evento na cerimónia protocolar do içar das bandeiras, que teve lugar junto do edifício da Câmara Municipal de Almeida.


A que se seguiu um desfile através das pitorescas ruas da vila, até à Praça Alta e ao monumento aos caídos em combate, a fim de serem realizadas as correspondentes cerimónias evocativas.

Esta parte protocolar é sempre importante, pois serve, além do mais, para recordar a todos os presentes a razão fundamental que está subjacente a este tipo de eventos: a evocação de um tempo histórico formidável  e fértil em desastres e em feitos heroicos, que envolveu muitos os povos e nações.

E na parte que nos toca (aos portugueses), a constatação de um facto: o de que é impossível domar o espírito de um povo que não se quer deixar abater, sejam quais forem os obstáculos a transpor.


E no domingo de manhã, a "festa" começou com um duelo amigável de artilharia, pois convém sempre verificar se o material está em boas condições de funcionamento.


Neste evento, as nossas esquadras de artilharia contaram com a presença de dois aprendizes de artilheiros vindos de Lisboa (ou arredores), que muita ajuda nos prestaram e que constataram como é que os homens da Beira Alta e do Norte lidam com as peças de artilharia.


Aqui temos as duas peças de artilharia francesas.

Nesta altura o Manuel Ruibal ainda se estava a queixar da (suposta) má qualidade da pólvora que tinha usado no dia anterior...


A nossa esquadra de infantaria, composta por elementos dos RI nº 23 e RI nº 11 assumiu a sua habitual postura serena e combativa.


Não existe sítio onde os infantes não consigam chegar!

Aqui os temos "empoleirados" no cimo de uma das muralhas de Almeida.


Por falar em "empoleirar", o esquadrão de cavalaria comandado pelo nosso amigo Demetrio fez verdadeiras acrobacias, chegando a passar com os cavalos por sítios que eu tenho dúvidas de conseguir alcançar a pé...


Aqui podemos ver a esquadra de infantaria inglesa, composta por recriadores históricos vindos de Arroyomolinos.


Nesta imagem podemos visualizar o comandante geral do exército francês presente neste evento, que por acaso era um...almirante.


Aqui temos o nosso camarada Belchior, a suar as "estopinhas" com a sua farda do Batalhão de Caçadores nº 6.


E aqui temos dois camaradas da ANP, novos nestas andanças das recriações históricas, mas muito experientes em questões militares: Urze Pires e António Ferrer.


No final do evento decorreu a habitual cerimónia protocolar, com a presença em formatura de todas as unidades, no decurso da qual o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Almeida, o Professor Baptista Ribeiro, juntamente com o Sr. Presidente da Associação Napoleónica Portuguesa, o Eng. Faria e Silva,  transmitiram agradecimentos pela presença e participação no evento a todos os recriadores históricos presentes.


E aqui temos o Prof. Baptista Ribeiro em conversa com alguns elementos do R.A. nº 4.

E assim finalizou mais um excelente evento cultural na formosa vila de Almeida.

É tempo de começar a trabalhar e a preparar o próximo!

ALMA ATÉ ALMEIDA!


Pedro Casimiro

Sem comentários:

Enviar um comentário