quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A viagem inaugural da Fragata Hermione - dias 6 e 7 de setembro de 2014


Caríssimos(as)

Venho dar-vos nota de um fantástico evento, que nos foi dado a conhecer pelos nossos camaradas da Garde Chauvin, relacionado com a saída ao mar da recentemente construída réplica da Fragata Hermione.

Existe uma considerável tradição histórica associada a este navio, que esteve originariamente ao serviço da marinha de guerra francesa entre os anos de 1779 e 1793. No ano de 1780 foi a (versão original) da Fragata Hermione que transportou Gilbert de Motier, Marquês de La Fayette para os Estados Unidos da América, para se juntar à rebelião (guerra da independência americana) que nessa altura estava a decorrer contra o domínio britânico, onde este bravo francês desempenhou um papel muito relevante, representativo da solidariedade entre os homens.

Por outro lado, esta Fragata é representativa de um ponto alto da marinha francesa, em termos da qualidade de construção de navios e de património marítimo, em particular proveniente do arsenal de Rochefort.

É, por isso, considerável a bagagem histórico-cultural associada a este evento.



Aqui podemos ver os membros da tripulação deste navio.


No dia 6 de setembro realizou-se o transporte deste navio através de comportas, do local de construção até ao rio Charente, situado na região onde está sediada a Garde Chavin.



O tabuleiro de uma das pontes do rio Charente teve de ser elevado, para permitir a passagem deste navio.


Aqui podemos ver um tiro de canhão feito por esta fantástica Fragata, no percurso que decorreu no rio.


A entrada triunfal no mar!



Através destas imagens é possível visualizar o considerável interesse que este evento despertou entre os amantes do mar!


A construção deste navio teve o seu início no ano de 1997 e a sua viagem inaugural apenas ocorreu este ano. Como devem imaginar, tratou-se de um trabalho que envolveu, além do mais, um esforço financeiro considerável, foi uma aventura (que certamente começou como um sonho...) inspirada pela Associação Hermione-La Fayette, sediada em Rochefort, na França e que, depois de cerca de 17 anos, viram o seu projeto concretizado.

Parabéns a todos estes sonhadores!


Pedro Casimiro





1 comentário: