segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Visita de Sua Excelência o Presidente da República à Vila de Almeida (11-12-2015) - Reportagem Fotográfica


Caríssimos(as),

Conforme previsto, realizou-se no passado dia 11-12-2015 a visita do Sr. Presidente da República à Vila de Almeida, visita essa que esteve integrada nas comemorações dos 20 Anos das Aldeias Históricas de Portugal, que é um dos mais importantes projetos de promoção e de dinamização de uma parte muito relevante do património nacional, do qual a Vila de Almeida é um dos expoentes máximos, designadamente na vertente da arquitetura histórico-militar.


Por todas estas razões e também porque recebeu um amável convite nesse sentido, proveniente do Executivo da Câmara Municipal de Almeida, o GRHMA não podia deixar estar presente neste evento e apresentar as suas armas a Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa.

Neste VIDEO, é possível visualizar parte da nossa intervenção. 

Tanto quanto foi possível perceber, a presença e a intervenção dos elementos do GRHMA nesta cerimónia foi do agrado de todos os presentes, designadamente do Sr. Presidente da República, marcando um contributo voluntário e desinteressado de cidadãos para a promoção e salvaguarda de uma vertente relevante do património histórico-cultural português.


Aqui podemos ver a placa comemorativa que foi descerrada no Picadeiro d'El Rey, situado na Vila de Almeida, que ficou a marcar para a posteridade esta visita.


Claro que, para que esta intervenção corresse na perfeição, não foi só chegar e equipar as tropas...


Muito pelo contrário, os nossos elementos chegaram bem cedo ao ponto de encontro e fizeram um extenso treino de armas e de movimentos, específico para os efeitos pretendidos.


Para além de terem feito um aquecimento específico, traduzido na realização de algumas MARCHAS pelas ruas de Almeida, até porque o tempo "fresco" era bastante convidativo para esse efeito...


E, como é evidente, para o sucesso desta intervenção foi indispensável a presença e apoio dos elementos civis do GRHMA, como é o caso da nossa fotógrafa oficial, a Paulinha, que não deixa de registar para a posteridade as nossas intervenções (recebendo uma "retribuição" proporcional em chocolates...).


Sendo que, por vezes os nossos soldados tendem a aproveitar-se da boa vontade destes nossos elementos civis, para deixar à respetiva guarda os respetivos mosquetes, quando se sentem demasiado cansados. 
Já não se fazem soldados como antigamente...



Aproveito uma vez mais para agradecer a todos os nossos elementos que se dispuseram a alterar os seus compromissos pessoais e profissionais, a fim de contribuírem, com a sua presença, para o sucesso deste evento.

Alma até Almeida!

Pedro Casimiro








Sem comentários:

Enviar um comentário