quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

III Reunião da Rede Ibérica de Cidades Napoleónicas (Almeida, 27-2-2018) - Reportagem fotográfica


Caríssimos(as),

Conforme estava previsto, realizou-se no dia de ontem, na formosa vila de Almeida, a III Reunião da Rede Ibérica de Cidades Napoleónicas (RIN) que, como sabem, é integrada exclusivamente por localidades portuguesas e espanholas, que são associadas da Federação Europeia da Cidades Napoleónicas.
 

Este evento constituiu mais uma oportunidade para tratar de um conjunto de temas muito interessante, na perseptiva da criação de uma estratégia comum destinada a potenciar o valioso património histórico de que estas localidades são detentoras, ao nível do chamado Período Napoleónico, que se pode converter num instrumento muito interessante ao nível do desenvolvimento económico e turístico destas regiões.



Os generosos elementos civis e militares do GRHMA mostraram-se mais uma vez disponíveis para colaborar na realização de uma simbólica cerimónia de receção e de boas vindas aos convidados da RIN, desde logo através da realização de uma Guarda de Honra, junto aos Paços do Concelho.



De seguida e já com a presença das amáveis senhoras do nosso departamento civil, foi realizada uma pequena receção festiva nas Portas de Santo António, onde houve oportunidade para ensinar aos convidados da RIN alguns passos de dança típicos do início do século XIX, bem como para provar alguns sabores regionais típicos da Beira Alta, bem regados com a indispensável ginginha de Almeida!

 

Entre os simpáticos(as) representantes da RIN incluía-se o nosso já conhecido amigo D. Arsénio Garcia, que atualmente exerce o cargo de Alcalde de Astorga e que durante vários anos partilhou connosco os riscos e perigos dos campos de batalha histórico-militares, como membro dos famosos Voluntários de León!


Como não podia deixar de ser, o nosso camarada António Coelho não perdeu esta oportunidade para tentar recrutar novos elementos para as fileiras do GRHMA, tendo ensinado alguns exercícios de ordem unida e de manuseamento do mosquete Brown Bess, à nossa amiga Silvia, de Astorga.

Ficou uma vez mais demonstrada a capacidade de mobilização e a generosidade dos elementos civis e militares do GRHMA, que desde a primeira hora se mostraram disponíveis para colaborar com o Município de Almeida na organização e na realização deste pequeno evento, contribuindo deste modo para a divulgação do projeto que está em curso em Almeida, ao nível da promoção de um património histórico que, afinal, é de todos os portugueses.


Autoria das imagens: Armando Rui.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário