sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Museu Histórico-militar de Almeida: Exposição temporária “Juan Martín Zermeño Ingeniero del Rey - Las Fortificaciones Abaluartadas del Siglo XVIII”


Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota relativa a uma interessante exposição, que vai ter lugar no nosso já conhecido Museu Histórico-militar de Almeida, entre os próximos dias 22 de fevereiro e 18 de abril, alusiva a um conjunto de projetos no campo da engenharia militar, desenvolvidos por Juan Martín Zermeño.

Este engenheiro militar nasceu no ano de 1700 em Salamanca, Espanha, e dedicou grande parte do seu trabalho ao estudo e à realização de trabalhos ao nível de fortificações e sistemas defensivos de elevada qualidade técnica, praticamente em todo o Império Espanhol. Também a fortaleza de Almeida conheceu uma intervenção deste técnico qualificado, ao nível ao elaboração da chamada "Planta da Praça com as Obras Adicionais, 1736, assistida por José Fernandes Pinto de Alpoim".

A exposição é composta por um conjunto de 67 painéis, que ilustram um equivalente número de projetos ao nível da engenharia militar, realizados em Espanha, África Cuba, Filipinas, Venezuela, Honduras, Uruguai e Chile.

É mais um evento histórico-cultural a não perder!


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário