terça-feira, 10 de abril de 2018

Fiestas del 2 de Mayo (Festas do 2 de Maio): Plaza del Pradillo, Móstoles, Espanha: 28 de abril a 2 de maio 2018


Caríssimos(as),

Aqui fica uma nota relativa a mais um interessante evento cultural, que se irá realizar na simpática localidade espanhola de Móstoles, entre os próximos dias 28 de abril e 2 de maio de 2018!

Trata-se de um evento já com muita tradição, que se encontra classificado com acontecimento de interesse turístico regional, e que tem designadamente por objetivo evocar os memoráveis acontecimentos ocorridos no dia 2 de maio de 1808, precisamente na localidade de Móstoles, que se situa nos arredores de Madrid.

Essa data ficou não só marcada por confrontos sangrentos entre a população e o Exército Imperial Francês, sob o comando de Joaquim Murat, como também ficou associada ao início da chamada Guerra da Independência Espanhola, que perdurou entre os anos de 1808 e 1814, até à retirada final dos franceses da Peninsula Ibérica e aos combates subsequentes, ocorridos no sul de França.

Tal como a vila de Almeida, Móstoles é uma das localidades que faz parte integrante da Rede Ibérica  Napoleónica e da Federação Europeia de Cidades Napoleónicas, tendo por isso um papel muito relevante e ativo na promoção e divulgação do património histórico-cultural espanhol, associado às chamadas Invasões Francesas, que marcaram decisivamente o início do séc. XIX em Portugal e Espanha.


Pedro Casimiro


Sem comentários:

Enviar um comentário