segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Evento: "Los Sitios de Astorga - 3 Naciones", dias 11 a 14 de outubro de 2018, em Astorga, Espanha

Caríssimos(as),

Aproxima-se a data daquele que promete ser um dos maiores eventos histórico-culturais europeus do ano de 2018, alusivo às Guerras Napoleónicas!

Na verdade, entre os dias 11 e 14 do próximo mês de outubro, a lindíssima cidade de Astorga, em Espanha, irá ser palco de um importante evento histórico-cultural, destinado a evocar dois dos mais importantes acontecimentos que marcaram esta região, no decurso das Invasões Francesas (apelidadas em Espanha de Guerra de la Independencia Española), que foram os CERCOS (SITIOS) realizados a esta cidade pelo exército imperial francês no ano de 1810 (entre os meses de março e abril) e no ano 1812 (entre os meses de junho e agosto).

Estão em causa acontecimentos que, à semelhança de muitos outros que ocorreram em território de Espanha neste período histórico, ilustraram a coragem e a determinação do povo espanhol em resistir até à ultima extremidade perante a adversidade, com vista à salvaguarda da sua identidade e da sua independência nacionais.

E a realização deste importante evento cultural revela que, mesmo depois de decorridos mais de duzentos anos, está viva a memória desses acontecimentos. Revela ainda que, quer as presentes gerações de cidadãos, quer as atuais autoridades civis e militares espanholas, em especial os dedicados responsáveis do Ayuntamiento de Astorga, são não só sensíveis à preservação do património legado dos seus antepassados, como também estão interessados em divulgar esse património, designadamente em benefício da promoção turística e do desenvolvimento económico de Astorga.


Outro aspeto interessante deste evento está relacionado com as múltiplas atividades culturais que se irão realizar no decurso do mesmo (tais como conferências, visitas guiadas, etc.), em complemento à própria recriação histórica, conforme resulta do programa supra, revelando uma preocupação da organização com a promoção das importantes vertentes didática e pedagógica, associadas a este tipo de eventos.

E o GRHMA vai também prestar uma colaboração relevante neste evento!

Foi com imenso prazer que acedemos ao amável convite endereçado pela nossa amiga Silvia Cobos (Exma. Consejal do Turismo do Ayuntamiento de Astorga), no sentido de uma colaboração ao nível da organização e da realização do Baile Oitocentista, previsto para 22.30 horas, do dia 13 de outubro.

Esta será, portanto, mais uma oportunidade imperdível não só para as nossas elegantes damas exibirem os seus deslumbrantes vestidos  de época e para deslizarem pelos salões de dança, como também para os nossos homens demonstrarem que, para além de serem soldados histórico-militares valentes, são também exímios bailarinos!

Assim sendo, no próximo mês de outubro, todos os caminhos vão dar a Astorga!



Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário