domingo, 2 de setembro de 2018

XIV Recriação Histórica do Cerco de Almeida - Reportagem fotográfica (3) - A Rota do Canhão!

Caríssimos(as),

Como todos sabem, uma das palavras de ordem do Cerco de Almeida é "inovar".

Ora, se há uma coisa que os soldados do GRHMA sabem fazer na perfeição é precisamente arranjar novidades e/ou inventar coisas para fazer no Cerco de Almeida, sem nunca descurarem, como é evidente, as diversas tarefas ou funções que têm a seu cargo (na maior parte das vezes...).



No período da tarde de domingo (dia 25), quando todos os recriadores históricos visitantes já tinham feito malas e bagagens e iniciado as viagens de regresso a suas casas, os  soldados do GRHMA resolveram pôr as mãos à obra e inventar a chamada 

"A Rota do Canhão"

Ora bem, como todos sabem, hoje em dia as "Rotas" estão na moda.

Temos, por exemplo a Rota Histórica das Linhas de Torres ou mesmo a Grande Rota das Aldeias Históricas que são apenas dois exemplos, entre muitos possíveis.

Ora, enquanto que a maioria dos visitantes dessas Rotas procura descobrir pormenores ou especificidades da fauna, da flora, do património ou da gastronomia a elas associadas, os participantes na "Rota do Canhão" andaram à descoberta e à procura de algo eminentemente mais prático: de um líquido comummente apelidado de "cerveja à borla".

Notem que este não foi um trabalho fácil, porquanto exigiu a utilização de um instrumento de manuseamento muito delicado, sujeito a licenciamento administrativo prévio: uma peça de artilharia.

A técnica utilizada, segundo consta (eu estou a falar de ouvir dizer...), consistiu em colocar uma peça de artilharia especialmente transformada para o efeito, à porta de diversos bares e cafés de Almeida, de modo a "detonar" a saída de uma quantidade suficiente (e gratuita...) de cerveja para todos os soldados participantes.

Ora bem, parece que a técnica utilizada foi um verdadeiro sucesso!


 Foi o que sucedeu no Bar S. Francisco, onde a cerveja jorrou a rodos!
 

 O mesmo sucede na Casa d'Amelinha, onde houve cerveja para todos os gostos!
 

O recém inaugurado restaurante Caserna não foi exceção, tendo oferecido cerveja fresquinha e a estalar!


O Revelim também não conseguiu resistir à técnica dos nossos soldados, tendo dispensado diversos barris de cerveja gratuitamente aos nossos soldados!

 

Os proprietários deste ilustre estabelecimento também não conseguiram resistir ao ímpeto dos nossos soldados por cerveja e até trouxeram esta jovem para se espantar com a técnica utilizada!


Os donos do restaurante 1810 bem que tentaram apelar à História, mas foram vencidos pela sede de cerveja dos nossos militares!


O mesmo sucedeu com os simpáticos proprietários do café Quebra Costas, que nem a sugestão de uma eventual "quebra"conseguiu demover os nossos soldados de experimentar a cerveja ali existente!


Aqui podemos ver este jovem casal a tentar argumentar com o nosso soldado Rui Silva, no sentido de que a cerveja existente no seu estabelecimento já estaria toda esgotada...mas de nada serviu, pois o Rui, com o seu "faro" especial, lá conseguiu descobrir cerca de 10 barris de cerveja esquecidos na cave do estabelecimento...que logo ficaram vazios!


E aqui estão alguns dos elementos que participaram na novíssima Rota do Canhão.

Depois de uma tarde sem dúvidas extenuante, a percorrer as ruas da vila de Almeida com um canhão atrelado, certamente que estes nossos(as) amigos(as) estavam cansados...cansados mas com um sentimento de orgulho por causa de uma MISSÃO CUMPRIDA, pois mostraram que era possível  encontrar cerveja de qualidade e em abundância, sendo este um sinal claro de que conseguiram dominar e aplicar com mestria a técnica inventada para "descobrir" (gratuitamente...) tão precioso líquido.

Está, por isso, criada e instalada a (futuramente famosa...) ROTA DO CANHÃO!


Autoria das imagens: Armando Rui.


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário