terça-feira, 30 de outubro de 2018

Evento: La Sorpresa de Arroyomolinos (dias 27 e 28-10-2018) - Reportagem fotográfica

Caríssimos(as),

Pelo terceiro final de semana consecutivo, registou-se uma participação dos(as) generosos(as) elementos do GRHMA em mais um evento histórico-cultural, que se traduziu em mais uma oportunidade para promover e divulgar quer o concelho de Almeida, quer a História de Portugal!


Em resposta ao amável convite endereçado pelos(as) nossos(as) amigos(as) recriadores históricos da simpática localidade espanhola de Arroyomolinos, marcamos presença no respetivo evento anual, evocativo do chamado Combate de Arroyo de Molinos, ocorrido no dia 28 de outubro de 1811.


A habitual cerimónia evocativa que marcou o início do evento contou com a presença de autoridades civis e militares, para além dos vários grupos de reconstituição histórica presentes neste evento.

 

Esta cerimónia ficou marcada, além do mais, pelo descerrar de uma placa evocativa do famoso Regimento de Infantaria Inglesa 71st (Highland) Regiment of Foot, que teve um proeminente papel neste combate.

Num gesto relevante e digno de nota, as autoridades e a população de Arroyomolinos entenderam por bem deixar este marco para a posterioridade, mais de 200 anos depois da passagem dos homens que integravam esta unidade militar por terras tão distantes da sua pátria e onde muitos deles perderam a sua vida.

Mais uma vez fica confirmado o famoso adágio de Benjamin Disraeli, no sentido de que o legado dos heróis é a memória de um nome ilustre e a herança de um grande exemplo.

 

Como vem sendo habitual, para além do GRHMA esteve presente neste evento um forte contingente português, com elementos da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, do Batalhão de Artilharia do Sobral e da Guerrilha de Montagraço, sinal claro da ligação e da amizade que existe entre os recriadores históricos portugueses e os nossos(as) companheiros(as) de Arroyomolinos.

Autoria das imagens: Armando Rui, Acr Treze de Setembro.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário