quarta-feira, 14 de novembro de 2018

IV Encontro Regional de Técnicos de Turismo (10-11-2018) em Condeixa-a-Nova, Museu Monográfico de Conímbriga.


Caríssimos(as),

Conforme estava previsto, no passado sábado realizou-se o 4º Encontro Regional de Técnicos de Turismo, na acolhedora e cheia de História vila de Condeixa-a-Nova.

Tratou-se de um evento muito interessante, onde foi tratado um conjunto de temas relevantes ao nível da temática da promoção e ativação do património cultural para fins turísticos, tendo designadamente em conta o facto de que em 2018 se celebra o Ano Europeu do Património Cultural.

A minha intervenção e participação esteve integrada no V Painel, associado à temática "Património Histórico-Militar e Turismo", que contou com a presença de vários e ilustres oradores, entre os quais se incluiu o nosso já conhecido e amigo Sr. Coronel Luís Sodré de Albuquerque, Exmo Diretor do Museu Militar de Lisboa.

Como vem sendo habitual, a minha intervenção consistiu numa dissertação sobre a temática das recriações históricas e da respetiva relevância ao nível da promoção do chamado Turismo Histórico-Militar, com especial ênfase no exemplo e projeto de promoção histórico-cultural que vem sendo desenvolvido pelo Município de Almeida com a colaboração do GRHMA, já há mais de uma década, no concelho de Almeida.

Também como vem sendo habitual, a minha intervenção despertou um interesse considerável, designadamente da parte de diversos responsáveis municipais em cujos concelhos existe um património histórico-cultural associado à chamada Guerra Peninsular, e em especial do próprio Município de Condeixa-a-Nova, onde já se encontra em fase avançada um projeto de criação de um grupo de reconstituição histórica.

E tem sido assim, passo a passo, que vem sendo possível coordenar e desenvolver um projeto de promoção e de divulgação histórico-cultural, com real e efetivo impacto económico e social, em benefício de várias localidades do nosso país!


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário