quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Escola do Soldado (Almeida e Freineda): dias 23 e 24 de março de 2019


Caríssimos(as),

Chegou a época de abertura das hostilidades!

Bem, talvez "hostilidades" não seja o termo totalmente adequado para caraterizar o início do período das recriações históricas em Portugal, porquanto apesar de circularem com armas, cavalos, peças de artilharia, e de manusearem explosivos (pólvora), os verdadeiros recriadores históricos têm por único e exclusivo objetivo contribuir para a divulgação da História de Portugal, colaborar na promoção e no desenvolvimento do património histórico-cultural das respetivas localidades de origem, bem como  promover o intercâmbio e a partilha de experiências culturais com recriadores históricos de todo o mundo.

E, tal como vem sucedendo há mais de uma década, é em Almeida que se situa o ponto de partida!

A nossa Escola do Soldado é já uma referência nacional, ao nível dos treinos e da preparação dos recriadores históricos portugueses do período da chamada Guerra Peninsular (início do séc. XIX).

Na verdade, não só é nesta localidade que, com a habitual e permanente colaboração do Município de Almeida, se concentram alguns dos mais experientes recriadores históricos nacionais, como também  é nesta localidade que existe a generosidade e a disponibilidade para, de uma forma desinteressada, partilhar conhecimentos técnicos e históricos com todos aqueles que, de uma forma séria e dedicada, pretendem participar neste esforço coletivo de promoção e de divulgação cultural desta vertente do nosso património histórico nacional.

                                         (quadro alusivo à Batalha de Grijó)

 
(Câmara Municipal de Condeixa-a-Nova)

Um dos reflexos desta realidade pode ser encontrado no facto de que, na edição deste ano, estar prevista a presença em Almeida de delegações provenientes das localidades de Grijó (Vila Nova de Gaia) e de Condeixa-a-Nova, sob a égide das respetivas Junta de Freguesia e Câmara Municipal, associadas a projetos de desenvolvimento de iniciativas histórico-culturais relacionadas com este período histórico, em termos semelhantes ao que vem sendo desenvolvido, designadamente, pelo GRHMA.

Ambas as referidas localidades possuem um património histórico-cultural relevante, associado a este período da História de Portugal, e este tipo de projetos possui um potencial muito interessante, em termos de contributo para a promoção turística regional.

E sem dúvida que, naquilo que depender da disponibilidade do Município de Almeida e da generosidade dos elementos do GRHMA, será dado todo o apoio possível a este projetos, desde que exista o entusiasmo e a vontade necessária para avançar com os mesmos!


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário