segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Cerimónia evocativa do Centenário da Grande Guerra, Almeida dia 23 de fevereiro de 2019 (reportagem fotográfica)

Caríssimos(as),

No passado sábado (23-2-2019) e conforme estava previsto, realizou-se em Almeida mais um interessante evento cultural, associado à evocação do Centenário da Primeira Guerra Mundial, (1914-1918), que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, bem como com a presença de um público atento, no qual se destacavam vários familiares de soldados naturais do concelho de Almeida, que perderam a vida neste conflito bélico.

 

Como já vem sendo hábito, o Museu Histórico-militar de Almeida apresentou uma interessantíssima exposição temática alusiva a este período histórico, refletindo a competência e a qualidade organizativa dos respetivos responsáveis.

Esta exposição ainda irá estar disponível ao público até ao dia 30 de março de 2019, sendo por isso de visita obrigatória!

 
 

Como não podia deixar de ser, o GRHMA marcou presença neste evento, no sentido de prestar as devidas honras histórico-militares em memória dos soldados que deram a sua vida em prol da nossa Pátria na singela, mas sentida, cerimónia que se realizou junto ao Monumento evocativo dos Combatentes da Grande Guerra.

Este é mais um sinal claro do compromisso assumido há décadas pelo Município de Almeida, no sentido da preservação, promoção e divulgação do património cultural de Almeida, designadamente em benefício das gerações mais jovens, principalmente com intuitos didáticos e pedagógicos, complementando de uma forma singular o papel que a esse nível vem sendo desempenhado pelo Ensino Público.


Nessa perspetiva, também participou nesta cerimónia uma delegação do Corpo Nacional de Escutas, onde foi dado um lugar de destaque precisamente aos mais jovens.


A presença neste evento do nosso amigo Sr. Major-General Aníbal Flambó, na qualidade de Diretor da Direção de História e Cultura Militar e em representação do Exército Português, traduziu-se em mais um sinal claro do compromisso existente ao nível da promoção e da divulgação do nosso património histórico-militar, mediante a adesão e participação em múltiplas iniciativas culturais semelhantes a esta, bem como da especial sensibilidade e do interesse do Sr. Major-General Aníbal Flambó nestas matérias.

 

O nosso destacamento de artilharia, do Regimento de Artilharia nº 4, não perdeu esta oportunidade para fazer mais algumas demonstrações das suas qualidades e capacidades operacionais!


Este evento marcou também a introdução de mais uma novidades no GRHMA, marcando uma vez mais o nosso papel pioneiro, no panorama da recriação histórica nacional alusiva ao período das Invasões Francesas: registou-se a estreia do nosso camarada Joni Pires (à esquerda na imagem) ao nível da realização de toques militares com instrumento de sopro!

Bem haja pela presença e colaboração neste evento deste nosso camarada, que para o efeito se deslocou com a sua simpática família deste Santa Maria da Feira até Almeida, sendo este mais um reflexo no sentido de que no GRHMA são valorizadas e apoiadas as pessoas que efetivamente desejam trabalhar de uma forma séria e empenhada, no sentido cumprimento da nossa missão de promoção cultural do concelho de Almeida e de preservação e divulgação da História de Portugal.

 

Este dia coincidiu com a realização da Missa de Sétimo Dia, pelo recente falecimento da nossa querida companheira e amiga Sandra Alverca, que se traduziu em mais uma oportunidade para todos nós demonstrarmos o nosso carinho e o nosso apoio à familia da Sandra, mediante a presença nesta celebração de todos os nossos elementos histórico-militares, com fardamento e equipamento completo.


Autoria das imagens: Armando Rui e Blog.



Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário