quarta-feira, 10 de abril de 2019

Escola do Soldado (Almeida e Freineda): 23 e 24-3-2019 - Reportagem fotográfica (2)


Caríssimos(as),

Conforme foi possível constatar este ano, a nossa Escola do Soldado continua a crescer e a ter uma evolução qualitativa assinalável!

Graças ao trabalho e à dedicação de diversos elementos, tem sido possível continuar a evoluir ao nível da qualidade do treino e da preparação, quer de elementos histórico-militares, quer de elementos civis, abrangendo as diversas associações culturais que em Portugal se dedicam a esta atividade e que convergem para a vila de Almeida nesta época do ano.

 

No período da manhã todos os elementos presentes convergiram para o Picadeiro de Almeida, a fim de participarem na partilha de conhecimentos histórico-militares e adquirirem as informações básicas ao nível da segurança, como sucedeu no caso da arma de artilharia.


O esforço ao nível da formação abrangeu naturalmente a arma de infantaria, na qual participaram todos os elementos histórico-militares, independentemente das funções que habitualmente desempenham na recriação histórica.

Trata-se de uma aplicação prática da máxima "o saber não ocupa lugar".

 

Os chamados "recrutas" também tiveram o seu espaço de introdução a esta atividade e de aprendizagem, através de um primeiro contacto com os movimentos básicos previstos no regulamento de época "Instruções para o Exercício dos Regimentos de Infantaria", introduzido em 1810 no Exército Português.


O esforço de formação abrangeu os elementos que exercem funções de comando, no intuito de conseguir uma maior uniformização ao nível da coordenação e movimentação das unidades.

Fica aqui uma vez mais uma nota de agradecimento ao nosso camarada Carlos Alves, pelo esforço e pelo tempo investido na preparação desta vertente do evento, que vem é uniformemente reconhecida como constituindo uma evolução qualitativa e positiva, da nossa Escola do Soldado.


Claro está que todas estas "evoluções" estavam permanentemente a ser seguidas com a maior atenção por um público interessado e dedicado, que de vez em quando até abria uma pestana para verificar se já estava na sua vez de entrar em ação...

Imagens: Carlos Marques e Armando Rui.


Pedro Casimiro




Sem comentários:

Enviar um comentário