terça-feira, 14 de maio de 2019

Escola do Soldado (Almeida e Freineda): 23 e 24-3-2019 - Reportagem fotográfica (3)



Caríssimos(as),
Aqui fica a terceira reportagem fotográfica referente à edição de 2019 da Escola do Soldado, promovida e co-organizada pelo Município de Almeida e pelo Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida (GRHMA), que se traduziu em mais oportunidades para inovação!

Como é evidente, o ponto alto do evento foram os treinos histórico-militares, onde foi possível pôr em prática diversas componentes, com vista ao aperfeiçoamento de rotinas e de formações táticas.

 

Os treinos táticos da infantaria exigem sempre bastante tempo e dedicação, para se obterem bons resultados, mas o resultado final é sempre gratificante para todos os elementos envolvidos.

 

O destacamento de artilharia do GRHMA continua a ser singular pela qualidade e pelo impacto  que provoca (no público e nos nossos adversários nos campos de batalha histórico-culturais)!

 

Tal como sucede habitualmente, os eventos culturais co-organizados pelo Município de Almeida e pelo GRHMA envolvem outras dimensões culturais e históricas, para além da dimensão estritamente histórico-militar, tal como sucedeu com o momento musical que teve lugar no decurso da tarde de sábado, facto que constitui um fator de singularidade e de distinção, em relação a eventos similares.

 
 

Outro momento cultural já imprescindível são as danças de época!

Graças a um esforço e a uma dedicação permanentes, os elementos do GRHMA têm um merecido estatuto de pioneiros e de qualidade, ao nível das danças oitocentistas em ambiente de recriação histórica.

Todavia, apesar dos nossos esforços, as danças de época de facto não são para todos.
(Rob can't dance...he has two left feet...)

 
 

O exército continuar a marchar sobre o seu estômago?

Quem o disse foi Napoleão e, de facto, continua a ser verdade que uma boa refeição (à moda do século XIX, claro...) e um bom vinho, continuam a ser o melhor remédio para esquecer o cansaço e proporcionar excelentes momentos de convívio!

Também nesta parte se registou um considerável esforço e investimento a parte do Município de Almeida, no sentido de proporcionar aos participantes deste evento a melhor experiência gastronómica possível.


Autoria das imagens: Carlos Marques e Armando Rui.


Pedro Casimiro


Sem comentários:

Enviar um comentário