quarta-feira, 17 de junho de 2020

Combate da Ponte de Quelfes (Olhão): dia 18 de junho de 1808






Caríssimos(as),

Em tempo de confinamento social, o que vale é não haver falta de imaginação!

No dia de amanhã irá celebrar-se o 212.º Aniversário do Combate da Ponte de Quelfes, que teve lugar no dia 18 de junho de 1808, na localidade de Quelfes, concelho de Olhão.

Trata-se de um combate ocorrido no decurso da Primeira Invasão Francesa de Portugal, e que se traduziu em uma das primeiras revoltas populares contra a ocupação do nosso país, por parte do Exército Imperial Francês.

Nessa data, os nossos bravos compatriotas olhanenses conseguiram reunir cerca de 30 armas de fogo e enfrentaram e detiveram, com sucesso, um destacamento francês que se dirigia à cidade de Faro. Um documento que contém uma descrição interessante deste combate pode ser encontrado AQUI, cortesia da nossa amiga JANE.

Ora bem, depois de tantos anos a percorrermos Portugal, a fim de participarmos e colaborarmos em múltiplas cerimónias e eventos evocativos das Invasões Francesas, o certo é que, até este momento, o GRHMA ainda não teve oportunidade de participar num evento cultural deste género, realizado no nosso magnifico Algarve.

Talvez seja a altura de o GRHMA voltar novamente a pôr os "pés ao caminho" e ajudar a inspirar o Município de Olhão no sentido da organização de um evento e cerimónia evocativos do importante papel desempenhado pelos olhanenses na defesa da soberania nacional, no início do século XIX.


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário