sexta-feira, 3 de julho de 2020

Cerimónia evocativa do 2 de julho de 1663 (Feriado Municipal de Almeida) e Apresentação do Destacamento do Século XVII do GRHMA

Caríssimos(as),

O dia de ontem (2-7-2020), em Almeida, foi especial, por várias razões!

Num contexto de uma crise pandémica generalizada, que afeta Portugal e múltiplos países por todo o mundo, e onde imperativos sanitários de várias ordem vêm limitando ou afastando a possibilidade de realização de cerimónias e de eventos, para além de confinarem na suas residências milhões de pessoas, realizou-se ontem a cerimónia evocativa do Feriado Municipal de Almeida, que evoca o combate, mais um combate, que se realizou à sombra das muralhas da vila de Almeida, no dia 2 de julho de 1663, em plena Guerra da Restauração.

Pretendeu-se a realização de uma cerimónia singela, mas sentida, e assim sucedeu.


E foi efetivamente relevante, pelo menos para os presentes, o valor simbólico desta cerimónia, onde existiu mais uma oportunidade para içar a Bandeira Nacional, com todo o simbolismo e significado que a mesma representa, porquanto e tal como vem mencionado no Decreto-Lei nº 150/87, de 30 de março, "A Bandeira Nacional, como símbolo da Pátria, representa a soberania da Nação e a independência, a unidade e a integridade de Portugal".



Entendemos que esta cerimónia representou o compromisso do Município de Almeida e do respetivo Executivo Camarário, com a evocação e preservação do Património Histórico-cultural e Tradições do concelho de Almeida e de Portugal. Na verdade, cremos que é principalmente nas situações de dificuldade e de crise que se torna mais necessário, diríamos imperativo, fazer demonstrações da existência de um compromisso permanente e inabalável e uma linha de orientação assumida, a este nível.

Esta será, porventura, uma das mais interessantes particularidade da Nação Portuguesa, tal como demonstra inequivocamente a nossa História de quase de 1000 anos, que é a capacidade de resistir na adversidade e de se reinventar, para manter o seu rumo.


E claro está, com toda a modéstia podemos afirmar que também o GRHMA mostrou a sua capacidade de resistência na adversidade e a sua capacidade para se reinventar!


A distribuição e o uso, por todos os nossos elementos histórico-militares participantes na cerimónia, de máscaras sociais com o símbolo do GRHMA, foi mais um sinal da nossa capacidade de adaptação às circunstâncias.

Nesta cerimónia tivemos a oportunidade de finalmente concretizar um dos nossos grandes objetivos culturais para este ano, que foi a estreia do nosso novíssimo destacamento histórico-militar evocativo da Guerra da Restauração (século XVII)!

Este foi um primeiro passo, ainda modesto. No entanto, foi um prazer especial podermos ver integrados numa formatura em Almeida os nossos soldados histórico-militares evocando de um principais episódios da História de Portugal.


Existiu também uma oportunidade para delinearmos publicamente alguns dos múltiplos e inovadores projetos e objetivos que o GRHMA, em proximidade e com o indispensável apoio e colaboração do Município de Almeida, tem para este ano, e que faremos todos os esforços para concretizar, de conformidade com os condicionalismos sanitários aplicáveis e em vigor.

Aliás, se esses condicionalismos permitirem, um dos nossos grandes objetivos este ano tem a ver com a participação deste nosso destacamento histórico-militar do século XVII no fantástico evento de Slag om Grolle, caso este se venha a realizar este ano.

Fica aqui uma renovação de agradecimentos e um grande bem haja a todas as pessoas, entidades e elementos do GRHMA, cujo esforço e trabalho permitiu a nossa participação neste evento e este resultado, que constitui mais um sinal do compromisso e da dedicação a este nosso projeto cultural coletivo.

Autoria da maioria das imagens: Rui Campos.


Pedro Casimiro





Sem comentários:

Enviar um comentário