quinta-feira, 2 de julho de 2015

Feriado Municipal de Almeida - 2 de julho de 2015


Caríssimos(as),

Graças à colaboração da nossa excelente fotógrafa Paula Ferrreira, venho trazer-vos algumas imagens relacionadas com as comemorações do feriado municipal, que hoje se celebra na Vila de Almeida.

Também este feriado municipal sublinha a interligação, diria quase umbilical, entre a Vila de Almeida e a história de Portugal, em geral, e o património histórico-cultural do concelho de Almeida, em particular, associado às chamadas Invasões Francesas. Este dia de feriado evoca os importantes combates ocorridos em Almeida no dia 2 de julho de 1663, no decurso da Guerra da Restauração, que envolveu o nosso país no decurso de grande parte do século XVII..



A cerimónia do içar das bandeiras contou com a presença de autoridades locais, bem como com a participação, designadamente, de um destacamento do nosso Grupo de Reconstituição Histórica do Município de Almeida e dos Bombeiros Voluntários de Almeida.




Na cerimónia solene evocativa, realizada nos Paços do Concelho, foi feita, além do mais, uma referência e um reconhecimento público do trabalho que vem sendo desenvolvido pelos diversos elementos nosso grupo, em regime de voluntariado, em prol da promoção e divulgação do concelho de Almeida.


Aqui temos a Paulinha e o Armindo em passeio pelas tipicas ruas de Almeida, que neste dia ficaram adornadas e em clima de festa!


Aqui temos nossa fotógrafa "oficial", cuja mestria técnica me tem permitido trazer-vos estas imagens com uma coloração especial e muito atraente. 


Aqui temos dois dos nossos soldados (do R.A. nº 4 e do Batalhão de Caçadores nº 6) em serviço de guarda e sentinela a uma das tabernas típicas de Almeida (embora não tenha a certeza se objetivo era impedir a entrada, ou obstar à saída de alguém, em especial...).



Alguns copos da típica ginjinha de Almeida sempre ajudam a aliviar o calor...


Bem haja aos nossos elementos que, uma vez mais, se disponibilizaram para colaborar em mais esta iniciativa.


Pedro Casimiro



Sem comentários:

Enviar um comentário